Folha lança série de reportagens Profissional Público do Futuro

Oito textos, por meio de entrevistas com especialistas, estudiosos e agentes públicos, levantam temas como vocação, diversidade, concursos e carreira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Durante os próximos três meses, a Folha publica uma série de oito reportagens com o tema Profissional Público do Futuro, que vai sobrevoar aspectos fundamentais para a discussão da qualidade do serviço público no século 21.

Em parceria com a República.org —instituto que atua na pauta da melhoria da gestão de pessoas do serviço público brasileiro—, a iniciativa, ancorada na seção Vida Pública, abordará questões que permeiam o debate das necessidades profissionais para avanços sociais no Brasil.

A valorização da carreira, mudanças esperadas para as portas de entrada pelos concursos, vocação e espírito público, o serviço público no mundo, o incremento de novas tecnologias e a pluralidade de representações são alguns assuntos que serão evidenciados.

A série de textos ouve especialistas, estudiosos e agentes públicos de áreas diversas e pretende contribuir para discussões tanto para quem já atua em áreas de governos como aqueles que almejam desenvolver uma carreira pública.

Na reportagem sobre vocações, por exemplo, especialistas apontam as características que um candidato deve ter na hora de optar pela carreira no serviço público, como engajamento e amor pela profissão, já que os servidores são como guardiões das políticas públicas que mudam as vidas das pessoas.

As mulheres são destaque em análise que mostra os desafios da carreira pública, onde as nomeações políticas ainda predominam em altos escalões, e como qualificações podem determinar sucesso do servidor atualizado.

Em outra abordagem, a reportagem levanta uma questão: os concursos públicos realmente selecionam os candidatos mais preparados? Como eles devem se modernizar?

O leitor também fará uma viagem pelos cinco continentes para entender como é o funcionalismo público em países como Estados Unidos, Chile, África do Sul, Austrália, China e França —esse último desenvolveu o modelo que inspirou o sistema brasileiro.

As reportagens levantam outros debates, ainda, como os setores onde faltam servidores e onde há mudanças em curso.

Como parte do lançamento da série, nesta quinta-feira (19), às 17h, a Folha promove uma live com Vera Monteiro, professora de Direito Administrativo da FGV Direito-SP (Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas), e com Renata Vilhena, presidente do conselho da República.org. A mediação fica por conta de Jairo Marques, editor de Vida Pública.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.