Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia Rússia

Ucrânia sofre maior contração econômica na era independente devido à guerra

Dados preliminares divulgados nesta quinta-feira (5) mostraram uma queda de 30,4% no PIB

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Olena Harmash
Kiev | Reuters

A Ucrânia sofreu a maior contração econômica em mais de 30 anos em 2022 por causa da guerra com a Rússia, mas disse que a ajuda externa e o "espírito indestrutível" de seu povo ajudaram a evitar um cenário ainda pior.

Dados preliminares do Ministério da Economia nesta quinta-feira (5) mostraram uma queda de 30,4% no Produto Interno Bruto no ano passado, e analistas econômicos disseram que os riscos e a incerteza permanecem altos, especialmente se a Rússia continuar a atacar infraestrutura crítica na Ucrânia.

Um homem abraça seu filho onde um míssil russo caiu em Kiev, na Ucrânia - Valentin Ogirenko/Reuters

A ministra da Economia, Yulia Svyrydenko, descreveu o declínio do PIB como o maior em qualquer ano desde que a Ucrânia conquistou a independência da União Soviética em 1991, mas disse que a queda foi menor do que o esperado.

"Em 2022, a economia ucraniana sofreu as maiores perdas e danos em toda a história da independência, infligidas pela Federação Russa", disse Svyrydenko, que também é primeira vice-premiê, em comunicado.

"O sucesso das forças de defesa da Ucrânia nas linhas de frente, o trabalho coordenado do governo e das empresas, o espírito indestrutível da população e a velocidade de reconstrução de unidades de infraestrutura crítica danificadas, e também o apoio financeiro sistêmico de doadores internacionais permitiram nos manter na frente econômica e continuar nossa movimentação em direção à vitória".

A economia da Ucrânia é voltada para a exportação, mas elas caíram desde a invasão da Rússia em 24 de fevereiro. O Ministério da Economia informou nesta semana que as exportações caíram 35% em relação a 2021, e os volumes físicos caíram 38,4% neste ano.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.