Boeing suspende entregas do 787 Dreamliner para investigar falha na fuselagem, diz FAA

Segundo empresa, não há risco imediato de segurança ou preocupação com voo de frota em serviço

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

David Shepardson Valerie Insinna
Washington | Reuters

A Boeing suspendeu temporariamente as entregas dos jatos 787 Dreamliner enquanto a fabricante de aviões realiza análises adicionais em um componente da fuselagem, informou a FAA (agência de aviação dos Estados Unidos) na noite de quinta-feira (23).

As entregas não serão retomadas até que o órgão esteja convencido de que o problema foi resolvido.

"A FAA está trabalhando com a Boeing para determinar quaisquer ações que possam ser necessárias para aviões entregues recentemente", disse a agência.

Boeing 737 Dreamliner da United Airlines no aeroporto internacional de Los Angeles - David McNew - 9.jan.2023/Getty Images via AFP

A Boeing disse ao revisar os registros de certificação que descobriu um erro de análise do nosso fornecedor relacionado ao anteparo de pressão frontal do 787. A companhia notificou a a FAA e pausou as entregas do 787 enquanto conclui a análise e a documentação necessárias.

A Spirit AeroSystems, fornecedora do componente, diz estar ciente de que a Boeing interrompeu as entregas.

"Com base nas informações que temos atualmente e em nossas interações com a Boeing até o momento, acreditamos que é muito cedo para afirmar que houve um 'erro de análise' da Spirit", afirmou a empresa em comunicado.

A Boeing disse que descobriu o erro na semana passada, mas, segundo ela, não há risco de segurança imediato ou preocupação de voo para a frota em serviço.

"Embora as entregas de curto prazo sejam impactadas, neste momento não prevemos uma mudança em nossa produção e perspectiva de entregas para o ano."

Em agosto, a FAA aprovou o primeiro 787 para entrega desde maio de 2021, depois de aceitar o plano de inspeção e modificação da fabricante de aviões. A Boeing entregou 31 unidades do 787 em 2022 e disse no mês passado que espera entregar entre 70 e 80 jatos do modelo este ano.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.