Descrição de chapéu Reforma tributária jornalismo

Folha estreia blog sobre reforma e outros temas na área tributária

Que Imposto é Esse começa a ser publicado neste domingo (19)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Folha estreia neste domingo (19) o blog Que Imposto é Esse, que reunirá artigos, entrevistas, análises e informações sobre as propostas de reforma tributária do consumo e da renda que tramitam no Congresso.

O espaço, que ficará sob o comando do jornalista e repórter de Mercado Eduardo Cucolo, também trará outros temas ligados à área tributária, para pessoas do mundo jurídico e leitores em geral.

A ideia é ter uma cobertura complementar àquela que já é feita pelo site e pelo jornal impresso na área, com viés mais analítico e detalhes sobre o andamento das discussões.

O repórter de Mercado Eduardo Cucolo, responsável pelo novo blog Que Imposto é Esse - Gabriel Cabral/Folhapress

O governo Lula pretende aprovar neste ano duas propostas. A primeira unifica os principais tributos sobre o consumo, como ICMS e IPI. A segunda muda regras do Imposto de Renda e deve tratar do fim da isenção sobre lucros e dividendos. Mudanças na contribuição patronal para a Previdência também podem ser analisadas.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), já montou um grupo de trabalho para analisar a primeira parte da reforma (consumo). A previsão é apresentar uma proposta até maio, com base nos textos que tramitam desde 2019 na Câmara (PEC 45) e no Senado (PEC 110).

O Ministério da Fazenda criou uma secretaria especial de Reforma Tributária, liderada pelo economista Bernard Appy, que participou da elaboração da PEC 45.

"Essas são as reformas mais importantes e com impacto mais direto na vida das pessoas desde as discussões sobre a Previdência, em 2019. É uma mudança que afeta todas as faixas de renda e todos os setores profissionais. Mas a complexidade do nosso sistema tributário torna essa discussão de difícil compreensão, até mesmo para quem trabalha na área", afirma o jornalista.

"A ideia é ter uma cobertura mais analítica sobre a reforma e trazer detalhes sobre o andamento das discussões. O blog vai abordar também outras questões tributárias que normalmente têm menos visibilidade fora dos veículos especializados."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.