Descrição de chapéu Páscoa alimentação

Harry Potter, Barbies e headphones são apostas dos ovos de Páscoa este ano

Fábricas esperam aumentar vendas mesmo com reajuste de preços; veja as novidades

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São Paulo

Personagens, brindes, diversidade de preços e mais atenção às barras de chocolates são algumas das apostas da indústria de alimentos para a Páscoa deste ano. No varejo, supermercados já começaram a montar suas parreiras de ovos, mas a campanha para a data só começa agora, depois do Carnaval.

O consumidor deverá encontrar ovos mais caros neste ano, na comparação com 2022. Os fabricantes não abrem o quanto mais precisaram cobrar no varejo, mas confirmam que custos de produção mais altos obrigaram o repasse desses aumentos.

A estratégia, então, é ter à disposição do consumidor opções em todas as faixas de preços e mais atenção aos chocolates em barra e bombons, e aos brindes, modelo já consolidado entre os produtos pascais.

Segundo a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas), a produção extra nas fábricas para atender a Páscoa gerou 7.900 vagas de trabalho temporário, entre empregos diretos e indiretos.

Ovos da Cacau Show para a Páscoa de 2023
Ovo da Cacau Show para a Páscoa de 2023 com pelúcia do Harry Potter como brinde - Divulgação

"As mudanças na forma em que o brasileiro consome chocolate fizeram com que a indústria se moldasse ao longo dos anos. Seja criando produtos ou adaptando os existentes, o setor está sempre atento e pronto para atender a demanda do mercado da melhor maneira possível", diz o presidente da associação, Ubiracy Fonsêca, em nota.

A Cacau Show projeta em um crescimento de 40% nas vendas. A produção foi aumentada em cerca de 30% para dar conta de 13,5 mil toneladas de chocolate. Somente em ovos, serão 23 milhões de unidades.

Para cumprir a alta expressiva, a marca aposta em dois lançamentos, um ovo recheado com creme de pistache, da linha La Nut, e os produtos licenciados em parceria com empresas como Warner Bros e NBA.

"Nos licenciados, a gente fala muito com as crianças. Temos ovos com chaveiros de personagens e de times", diz Túlio Freitas, diretor comercial da Cacau Show. Na categoria ovos com brindes, há pelúcias dos Ursinhos Carinhosos, do Harry Potter e do Frajola e pantufas de Tom e Jerry.

Freitas diz que os aumentos de preços, na comparação com a Páscoa do ano passado, foram inevitáveis para amortecer a alta de custos de produção. "Mas ainda vamos ter produtos em todas as faixas de preços", afirma.

A Cacau Show já começou a incluir nas lojas os produtos da campanha de Páscoa. Parte da comunicação da empresa com o consumidor é o da compra para presentear, tendência que, segundo Freitas, ganhou tração depois da pandemia.

Enquanto o ecommerce não passa 3% das vendas do período, a Cacau Show vê crescer as vendas diretas por revendedoras, em um modelo em que o produto é levado na casa do cliente. Essas negociações já respondem por quase 10% dos resultados da empresa.

Na Lacta, os ovos da Barbie terão, pela primeira vez, três modelos, com sereias de cores diferentes de cabelo e pele.

A aposta de Álvaro Garcia, vice-presidente de marketing da Mondelez, dona da Lacta, é a que os recém-lançados sticks de Sonho de Valsa e Ouro Branco, dois dos mais populares chocolates da marca, estarão entre os destaques da Páscoa deste ano, junto dos ovos.

Vendidos tradicionalmente como bombons unitários, os sticks são um pouco menores que uma barra e mais parecidos com pequenos tubos.

A Lacta constatou, diz Garcia, que o perfil de consumo da Páscoa vem mudando, alcançando toda a categoria de chocolates. Um dado interno usado pela companhia aponta que um terço dos consumidores não presenteia com ovos na data, mas compra chocolates.

Outra novidade da marca para a data é uma caixa de variedades Oreo, com diversas apresentações do biscoito recheado. Desmontada, a caixa vira um tabuleiro de jogo.

Para este ano, a Lacta lançou um canal para atender compras corporativas, aquelas feitas por empresas para presentear seus funcionários. Os pedidos serão feitos pela internet.

Álvaro Garcia, vice-presidente de marketing da Mondelez
Álvaro Garcia, vice-presidente de marketing da Mondelez - Divulgação

Segundo Garcia, o canal para empresas foi criado para atender uma demanda percebida no ano passado, por meio dos clientes. "Tem a conveniência de encontrar o volume que ele precisa e saber quando vai receber", diz.

As vendas via internet têm participação pequena sobre o total, mas a Lacta espera que cresçam neste ano. A expectativa geral é de vender até 15% mais do que em 2022, em todos os canais. A Lacta não releva números sobre o total produzido.

Na Arcor, a Tortuguita é a embaixadora da campanha de Páscoa. Dos cinco lançamentos da marca para a data, dois trazem a personagem, como o ovo Tortuguita 7Belo, unindo a popular bala ao chocolate em forma de tartaruga.

O resultado deste ano deverá ser, segundo as projeções da empresa, 10% maiores do que no ano passado.

Segundo Anderson Freire, diretor de marketing, pesquisa e desenvolvimento da Arcor do Brasil, haverá ainda os ovos com headphones e headsets (fones que são presos à cabeça).

"São brindes de qualidade e alto valor agregado, seguindo a tendência de posicionarmos a personagem com mais proximidade ao público jovem", diz. "Em total sinergia com o mundo gamer e também com o home office."

A Nestlé não divulga projeções para os resultados de vendas na data, mas diz que a expectativa é positiva. O volume de ovos das marcas Nestlé e Garoto produzidos neste ano é quase 10% maior do que o fabricado em 2022. Ao todo, 12 milhões de ovos estão prontos.

Para a Páscoa de 2023, a marca levará ao mercado seis inovações. O ovo de chocolate Opereta voltou a ser produzido; também entram nas novidades os ovos Baton, Kitkat Dark, Alpino extra cremoso, Crunch e a caixa de Alpino recheado.

O Empório Nestlé, site que concentra a operação de ecommerce da fábrica, tem sido, segundo a empresa, um importante aliado para a antecipação das compras para a data. Em 2023, a Nestlé espera aumentar em 20% as negociações por esse canal na comparação com 2022.

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