Descrição de chapéu Vida Pública

Livro mostra caminhos de sucesso para gestor público à direita e à esquerda

Autor Robson Leite entrevista gestores com diferentes visões ideológicas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Como gestores públicos encaram o desafio de implementar mudanças não só com planejamento, mas com capacidade de colocar em prática a sua estratégia?

É o que o professor Robson Leite, mestre em administração, gestão e estratégia pública, procura analisar no livro "Estratégia e Liderança em Tempos de Profundas Mudanças: o caminho do sucesso na organização pública", lançado pela editora Dialética.

A iniciativa da obra surgiu a partir da tese de mestrado apresentada por Leite na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, premiada em 2019 pela Sociedade Brasileira de Administração Pública.

Servidor concursado da Petrobras e ex-deputado estadual pelo PT no Rio de Janeiro, Leite avalia a atuação do gestor no serviço público a partir de sua experiência e também com relatos de dez gestores do funcionalismo, que têm visões ideológicas distintas.

Imagem colorida mostra Robson Leite, sentado atrás de uma mesa, ao lado de um livro com capa em tons de laranja. Robson é um homem branco, usa óculos, tem cabelo grisalho e veste um paletó cinza e uma camisa branca.
Robson Leite, no lançamento do livro "Estratégia e liderança em tempos de profundas mudanças: o caminho do sucesso na organização pública", na livraria Leonardo da Vinci, no Rio de Janeiro - Arquivo Pessoal

"Conceber a estratégia, colocar em prática essa estratégia, envolvendo a equipe, inclusive encarando as mudanças e adaptando o plano, não tem a ver com ideologia. É um pouco isso que tento mostrar", diz.

Entre os gestores ouvidos pelo autor estão Tarso Genro (PT), que foi governador do Rio Grande do Sul, duas vezes prefeito de Porto Alegre e comandou ministérios nos dois primeiros mandatos do governo Lula; Jandira Feghali (PC do B), com passagens por secretarias de Niterói e do estado do Rio de Janeiro; Nilo Batista, governador do Rio pelo PDT em 1994 a 1995; e Arolde de Oliveira, que foi senador aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) antes de morrer, em 2020.

Eles são questionados sobre o trabalho na gestão pública partindo de quatro teorias: liderança transformacional, de James MacGregor Burns; planejamento estratégico situacional, de Carlos Matus; estratégia como prática, de Richard Whittington; e teoria dos stakeholders, de Robert Edward Freeman.

O livro deixa claro que o diálogo é essencial na manutenção da estratégia elaborada pelo gestor, independentemente se ele é de esquerda ou de direita.

"É óbvio que o conteúdo da estratégia tem um forte componente ideológico na organização pública. Para onde você vai é a pergunta que você faz. Agora, como vai, como planeja a ida, não tem a ver com a identidade ideológica", diz o autor.

Bastante discutido neste início de terceiro mandato do governo Lula, o equilíbrio entre o técnico e o político também é citado na pesquisa. Para Tarso Genro, essa mediação é necessária.

"Se você não envolve politicamente os agentes técnicos e valoriza a sua importância, o plano deixa de existir, porque ele é bloqueado pela burocracia e pelos interesses fracionários dentro da burocracia", diz o ex-governador gaúcho.

A pesquisa foi feita antes da pandemia da Covid-19, então não há uma abordagem das mudanças significativas que ocorreram em todos os setores da sociedade, entre eles o serviço público, nos últimos três anos. Mas a influência de fatores externos sobre o trabalho dos gestores é um dos temas analisados.

"A pandemia é um exemplo perfeito, porque é uma variável que pouca gente conseguiu mapear", diz o autor.

No planejamento estratégico do serviço público, mudanças de rota são naturais. O autor procura detalhar as estratégias para não perder o rumo dentro da gestão, destacando o impacto do comportamento e do diálogo nos resultados dos gestores públicos.

"Uma coisa que o Brasil perdeu nesses últimos anos foi a capacidade de dialogar. Isso é muito ruim no exercício da liderança. Quando você tem muito claro em uma equipe qual é o seu objetivo comum, não importam as diferenças. O papel do líder, através do diálogo, é deixar isso claro", diz Leite.

ESTRATÉGIA E LIDERANÇA EM TEMPOS DE PROFUNDAS MUDANÇAS: O CAMINHO DO SUCESSO NA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA

  • Preço R$ 85,90, no site da editora (384 págs.); R$ 24,90 (ebook)
  • Autoria Robson Leite
  • Editora Dialética
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.