Descrição de chapéu Financial Times Folha Mulher machismo

PwC e KPMG ficam atrás em auditorias importantes executadas por mulheres

Homens representam 80% dos principais sócios em auditorias de empresas do índice S&P 500

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Stephen Foley
Nova York | Financial Times

A PwC e a KPMG estão ficando para trás das rivais EY e Deloitte na promoção de mulheres para conduzir auditorias de maior prestígio no cenário corporativo dos Estados Unidos, mostram novos dados.

As mulheres ainda representam apenas 20% dos principais sócios de engajamento em auditorias de empresas do índice S&P 500, conforme estudo publicado na terça-feira (7) pelo CFA Institute, órgão profissional da indústria de investimentos.

O número, cobrindo auditorias de 2021, representou uma melhora de 15% em relação a quatro anos antes, mas mostrou a necessidade de um progresso mais rápido em algumas empresas em particular, disse Sandy Peters, chefe de advocacia global do instituto.

Montagem com logos da PwC, Deloitte, KPMG e EY - Reuters

"Metade dos que entram na profissão contábil são mulheres", escreveu Peters no estudo. "O problema nas quatro grandes empresas é o vazamento. Dentro de dez a 15 anos –o tempo que leva para se tornar um sócio–, a quase maioria das mulheres na contabilidade se transforma em minoria."

As mulheres realizam mais auditorias importantes em cada uma das empresas do que quatro anos antes, e o número de empresas do S&P 500 com sócias líderes femininas aumentou de 73 para 102 no total, descobriu o CFA Institute.

A Deloitte liderou as quatro grandes, com mulheres representando 27% de seus principais sócios de engajamento no S&P 500. Enquanto isso, a EY apresentou o maior aumento –de 13% em 2017 para 22% em 2021.

A KPMG permaneceu em quarto lugar, com 13% de seus sócios de engajamento do S&P 500. O ritmo de crescimento foi mais lento na PwC, que caiu para o terceiro lugar, com 19%.

A KPMG disse que tinha programas de orientação e desenvolvimento especificamente para ajudar as mulheres a progredir para liderar o engajamento, e o estudo do CFA Institute ignora seu progresso mais amplo.

"Essa métrica obscurece nosso progresso no avanço de mulheres na liderança em nossas empresas", afirmou. "Na auditoria, aumentamos o número de sócias em mais de 10% desde 2019, com mulheres ocupando mais de 30% dos cargos de liderança atualmente."

A PwC disse que está trabalhando para aumentar a diversidade de sócios que conduzem relacionamentos significativos com clientes, em auditorias e em outras áreas da empresa. "Embora não estejamos onde queríamos estar, estamos orgulhosos do progresso que fizemos", disse a empresa.

Peters, ex-sócia de auditoria da KPMG, disse que as quatro grandes empresas oferecem "um bom campo de treinamento" para futuros diretores financeiros, controladores e membros do comitê de auditoria de empresas, de modo que melhoras poderiam contribuir para o progresso do gênero na sala de reuniões.

"Os principais sócios de engajamento participam dos comitês de auditoria do conselho a cada trimestre e interagem com a alta administração", escreveu ela. "Se a diversidade na tomada de decisões é importante para os investidores na sala de reuniões, os auditores são apenas uma extensão desse interesse."

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.