Descrição de chapéu Aeroin Rússia

Aeronave russa MC-21 custará metade de um Boeing

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carlos Ferreira
São Paulo | Aeroin

O custo da aeronave MC-21 (ou MS-21) para a Aeroflot e outras companhias aéreas russas será inferior ao preço de mercado. Isso foi relatado à agência estatal de notícias TASS pelo chefe da Rostec, Sergey Chemezov.

Um interlocutor da TASS em agências governamentais afirmou que o custo da nova aeronave MC-21 será de cerca de 3 bilhões de rublos (ou cerca de 36,7 milhões de dpolares) para as companhias aéreas russas. "Um Boeing semelhante custa o dobro."

Com a medida, o governo russo planeja reduzir o ônus para as companhias aéreas e para os passageiros, uma vez que preços de passagens incluem o aluguel da aeronave, segundo Chemezov. "Isso é feito especificamente para, em um momento difícil para a indústria, as companhias aéreas poderem pagar a compra de novos equipamentos e manter o transporte doméstico ativo."

A aeronave de porte médio MC-21-310, equipada com propulsores russos Aviadvigatel PD-14, faz voo de teste no campo aéreo de Ramenskoye, na região de Moscou. O avião é branco com calda azul marinho. Os decalques com o nome do modelo são azul marinho e azul bebê. A pista de pouso tem vegetação rasteira amarelada. Ao fundo, há árvores.
A aeronave de porte médio MC-21-310, equipada com propulsores russos Aviadvigatel PD-14, faz voo de teste no campo aéreo de Ramenskoye, na região de Moscou - Marina Lystseva/Reuters

Ao mesmo tempo, o Estado russo ajudará a indústria da aviação a compensar parcialmente o custo das aeronaves, de acordo com Chemezov.

"É claro que essa abordagem não funciona sem medidas de apoio do estado, então o estado certamente ajudará a indústria da aviação a compensar parcialmente o custo das aeronaves", disse o chefe da Rostec.

"Abordagens semelhantes funcionam em muitos países, como Europa ou China, onde as autoridades subsidiam deliberadamente o custo das aeronaves para as transportadoras, a fim de manter um nível de preço competitivo", acrescentou Chemezov.

Anteriormente, o serviço de imprensa da Rostec informou que as entregas em série de aeronaves MC-21 equipadas com motores russos PD-14 estão planejadas para começar em 2024, quando seis aeronaves serão transferidas a operadores.

Em fevereiro deste ano, a Aeroflot e a Rostec assinaram um contrato para o fornecimento de 18 aeronaves MC-21 em 2023-2025. Anteriormente, a Aeroflot informou que planejava receber os primeiros MC-21 no quarto trimestre de 2024.

Em setembro do ano passado, a empresa russa UAC (United Aircraft Corporation) e a Aeroflot assinaram um acordo de intenções para o fornecimento de 339 aeronaves até 2030, por somas de mais de 1 trilhão de rublos. O contrato envolve um total de 210 MC-21, com previsão de entrega à Aeroflot até 2030.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.