Descrição de chapéu Rússia

Brasil e Rússia discutem garantia de fluxo de fertilizantes e exportação de carnes

Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, diz que países farão esforço para ampliar colaboração na área de energia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lisandra Paraguassu
Brasília | Reuters

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta segunda-feira (17) que tratou de medidas que possam garantir o fluxo de importação de fertilizantes pelo Brasil, durante reunião em Brasília com o chanceler russo, Serguei Lavrov.

Além disso, segundo Vieira, foram discutidas iniciativas para ampliar a exportação de carne do Brasil para a Rússia.

"A Rússia fornece aproximadamente um quarto dos fertilizantes importados pelo Brasil. Tratei com o ministro Lavrov de medidas para garantir o fluxo deste insumo de vital importância para nossa agricultura", afirmou Vieira.

Foto mostra o ministro das relações exteriores russo, SergueI Lavrov, homem branco com cabelo grisalho de óculos e terno azul, camisa social branca e gravata pontilhada, ao lado do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, homem branco, calvo, com cabelos grisalhos apenas nas laterais, usando terno preto, camisa social branca e grava azul e preta. Lavrov está à esquerda e é mais alto que Vieira
O ministro das relações exteriores russo, Serguei Lavrov, após reunião com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira - Ueslei Marcelino - 17.abr.2023/Reuters

"Também expressamos nossa expectativa de ampliar o número de estabelecimentos brasileiros habilitados a exportar produtos de origem animal para a Rússia", acrescentou.

O chanceler brasileiro afirmou ainda que tratou com o representante russo de temas bilaterais e internacionais.

Em pronunciamento, também após a reunião, o chanceler russo afirmou que os dois países farão esforços para ampliar a colaboração na área de energia, especialmente em energia nuclear pacífica.

Lavrov disse que os dois países estão reafirmando a cooperação construtiva, que, segundo ele, não depende de mudanças na conjuntura internacional.

O encontro de Vieira e Lavrov ocorre em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia, iniciada em fevereiro do ano passado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.