O que acontece quando se pede à inteligência artificial um comercial de cerveja? Veja o vídeo

Vídeo de produtora britânica transforma churrasco em cenário apocalíptico; peça foi alvo de críticas e piadas na internet

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de publicar em rede social um comercial de cerveja criado por inteligência artificial, a produtora londrina Private Island recebeu uma série de comentários de internautas que ora se diziam assustados, ora caçoavam da trama do vídeo.

A propaganda é ambientada no quintal de uma casa, onde um grupo de pessoas com rostos e mãos deformadas faz um churrasco.

Ao decorrer do vídeo, latas de cerveja gigantes e colunas de fogo e fumaça tomam conta do cenário, que dá lugar a uma paisagem apocalíptica. No fundo, a música All Star, da banda Smash Mouth, repete o verso "And they don’t stop coming" ("E eles não param de chegar").

"Isso é o trailer de um filme de terror?", comentou um usuário em resposta ao vídeo no Instagram, publicado no fim de abril. "Sonhos têm significados. Os meus sonhos:", escreveu outro internauta em referência ao comercial.

Outros também se mostraram preocupados com as imagens geradas. "Se é assim que a A.I. [inteligência artificial] vê a humanidade, não tenho dúvida que logo tentarão nos destruir", disse um internauta. "A inteligência artificial imperfeita já quer queimar humanos", afirmou outro.

Imagem mostra pessoas em um churrasco no quintal de uma casa. No meio da imagem, é possível ver uma coluna de fogo sobre as pessoas. Há outros focos de incêndio pelo gramado. No fundo, há uma casa.
Comercial de cerveja fictício feito por inteligência artificial - Reprodução @privateislandtv no Instagram

Em seu website, a Private Island afirma que o comercial foi totalmente criado por inteligência artificial e nenhuma pessoa real aparece no vídeo.

"Você não pode lutar contra o futuro –mas provavelmente pode bebê-lo", completa a produtora, que tem em seu portfólio comerciais feitos para marcas como Nike e Adobe.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.