Descrição de chapéu União Europeia

França vai investir 2 bilhões de euros para impulsionar uso de bicicletas

Objetivo será dobrar a rede de ciclovias no país e reduzir o uso de carros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Geert De Clercq
Paris | Reuters

A França planeja investir 2 bilhões de euros (R$ 10,9 bilhões) até 2027 para melhorar a infraestrutura para bicicletas e ajudar as pessoas a comprar bicicletas, em um esforço para reduzir o uso do carro e aumentar a prática do ciclismo, disseram ministros do governo nesta sexta-feira (5).

O objetivo será dobrar a rede de ciclovias, e o governo vai investir 250 milhões de euros por ano em novas ciclovias de 2023 a 2027. O restante do orçamento irá para outras medidas para estimular o uso da bicicleta.

"O esforço de bicicleta do Estado é sem precedentes e enorme", afirmou o ministro dos Transportes, Clement Beaune, em um tuíte.

Ciclista passa pela Torre Eiffel; França planeja investir 2 bilhões de euros para melhorar a infraestrutura para bicicletas - Gonzalo Fuentes - 19.jan.2023/Reuters

O governo quer fazer da bicicleta uma alternativa atrativa aos automóveis e um meio de transporte acessível a todos, desde a mais tenra idade, e ao longo da vida, disse Beaune ao jornal Le Parisien.

O objetivo será aumentar a rede de ciclovias do país de 50 mil km hoje para 80 mil km em 2027, e 100 mil km até 2030, com prioridade para as cidades provinciais e áreas rurais, pois as grandes cidades já receberam considerável financiamento público para infraestrutura de ciclismo, disse Beaune.

Cerca de 500 milhões de euros vão ser destinados a subsídios para comprar bicicletas, incluindo bicicletas de segunda mão.

O governo também vai aumentar investimentos com instalações de bicicletários em estações ferroviárias e nas cidades, aumentar a verba para combater roubos de bicicletas e fornecer treinamento de bicicleta para todas as escolas primárias.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.