Descrição de chapéu União Europeia

De bules a panos de prato, comércio britânico lucra com 1ª coroação em 70 anos

Expectativa é que mais de R$ 1,5 bilhão seja gasto apenas com lembranças

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Olivier Devos
Londres | AFP

Pratos com o rosto do rei Charles 3º, panos de prato e saquinhos de chá comemorativos lotam as vitrines das lojas atrás do Palácio de Buckingham, prontas para fazer negócios com a primeira coroação de um monarca britânico em 70 anos.

"Pedimos três vezes mais do que de costume", diz Sardor Zok, gerente da loja de suvenires Cool Britannia, que espera ver o aumento da demanda com a aproximação da cerimônia neste sábado (6).

Nas ruas de Londres e na internet, há para todos os gostos. A delicatessen Fortnum & Mason, que atende a família real, vende um pacote de 200g do chá Darjeeling orgânico especial da coroação por 19,95 libras (quase R$ 125).

"Escolhemos Darjeeling porque, até onde sabemos, o rei Charles o bebe com uma colher de mel", disse à AFP Ottilie Cunningham, uma das gerentes da marca.

Rei Charles 3º sorri. Ele veste um terno azul marinho com gravata rosa. Ao redor dele, há outras pessoas.
O rei Charles 3º em visita a fábrica de cereais no começo deste ano - Paul Ellis - 20.jan.23/Folhapress

Muito popular entre os colecionadores de eventos reais, a empresa de cerâmica Emma Bridgewater tem uma rica seleção de utensílios de mesa para a ocasião. De 12 a 28 libras (R$ 75 a R$ 175) por uma xícara de chá ou de café.

Todas as peças são decoradas à mão, diz o fabricante, acrescentando que as vendas começaram bem e devem ser melhores do que as do jubileu de platina da rainha Elizabeth 2ª, no ano passado.

Por ocasião da coroação, também serão vendidos cerca de 6 milhões de moedas e medalhas cunhadas, além de bijuterias, flâmulas e algo como 10 mil bules de chá no valor de milhões de libras, segundo previsões da consultoria especializada Center for Retail Research (CRR).

A crise do custo de vida desaparece repentinamente: visitantes e britânicos gastarão mais de 245 milhões de libras (mais de R$ 1,5 bilhão) apenas em lembranças e mais de 1,4 bilhão de libras (R$ 8,8 bilhões) se forem incluídas as receitas do turismo e das celebrações em torno da coroação, conforme o CRR.

"Muitos dos que compram lembranças são da população idosa, menos afetada pela crise do custo de vida", diz Joshua Bamfield, diretor da CRR.

Nas lojas de suvenires atrás do palácio, os clientes procuram entre uma grande variedade, dispostos a gastar "de 15 a 20 libras" (R$ 90 a 120), de acordo com Ismayil Vadakkethil, gerente de uma das empresas.

Há panos de prato e luvas de cozinha com o brasão real, guardanapos de papel com a bandeira britânica e camisetas com os dizeres "Monarquia para sempre".

"Minha mãe é uma monarquista fanática, ela tem todos os tipos de objetos reais numa caixa de vidro", diz Julie Whitehead, uma australiana de 63 anos. "Vou levar para ela (lembranças) do rei Charles, porque a cristaleira dela está cheia de coisas da rainha Elizabeth", acrescenta.

Os suvenires em homenagem à rainha Elizabeth 2ª, no entanto, continuam muito populares.

"Prefiro a rainha", diz a turista francesa Amélie Zerr, 40, que afirma estar procurando uma "pequena lembrança kitsch" e não consegue decidir entre uma caneca ou um porta-copos.

Já faz algum tempo que os clientes mudaram um pouco, diz Vadakkethil. "Não são mais apenas turistas, mas pessoas que trabalham na loja ao lado. Londrinos que entram apenas para comprar os itens da coroação."

Para os britânicos, "é um grande evento", pois muitos verão uma coroação pela primeira vez, disse Bamfield. E acrescentou: "Eles vão comprar coisas para lembrar, faz parte da psique britânica".

Tradução de Luiz Roberto Gonçalves

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