Descrição de chapéu PIB

Após PIB, Lula diz que 'país já está melhorando' e que vai crescer mais do que prevê FMI

Primeiro resultado do PIB divulgado pelo IBGE no governo Lula surpreendeu e registrou alta de 1,9%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou nesta quinta-feira (1º) o crescimento de 1,9% do PIB (Produto Interno Bruto) no primeiro trimestre deste ano, disse que o país está melhorando e que deve crescer mais que a estimativa feita pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) para 2023.

Lula falou ao final de uma reunião com o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, no Itamaraty. "Nós trabalhamos para o PIB crescer, gente. Eu estou confiante no PIB. Eu tenho dito para o companheiro [Fernando] Haddad [ministro da Fazenda] que a gente vai crescer mais que a estimativa que o FMI está fazendo", disse.

Em abril deste ano, o órgão reduziu a perspectiva de crescimento econômico do Brasil, passando a prever uma expansão de 0,9% —bem abaixo do cenário esperado para a América Latina e Caribe.

"Como nós recuperamos todas as nossas políticas sociais e o dinheiro começa a circular junto às pessoas mais pobres desse país, essas pessoas vão virando consumidores, esse consumo vai gerando mais comércio, mais emprego", acrescentou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em reunião no Palácio do Planalto para anunciar medidas par acelerar vendas do setor automotivo no país
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em reunião no Palácio do Planalto para anunciar medidas par acelerar vendas do setor automotivo no país - Ueslei Marcelino - 25.mai.23/Reuters

Mais cedo, ele usou as redes sociais para comemorar o crescimento de 1,9% do PIB (Produto Interno Bruto) no primeiro trimestre deste ano. "Resultados que comprovam que nosso país já está melhorando. E vamos seguir trabalhando para distribuir esse crescimento com o povo brasileiro", escreveu.

Este foi o primeiro resultado divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no atual governo Lula.

A variação de 1,9% ficou acima das estimativas do mercado financeiro. Na mediana, analistas consultados pela agência Bloomberg esperavam alta de 1,3%.

O avanço veio após leve recuo de 0,1% no quarto trimestre de 2022, segundo dados revisados pelo IBGE. Inicialmente, a variação divulgada pelo instituto para esse período havia sido de retração de 0,2%.

O primeiro trimestre deste ano foi marcado pelas condições favoráveis de produção na agropecuária. Estimativas indicam recorde para a safra de grãos do país em 2023.

No início de 2003, quando Lula assumiu o poder pela primeira vez e enfrentou dados ruins do PIB, o chefe do Executivo adotou postura oposta e procurou culpar o governo anterior, em vez de atri buir ao seu governo o desempenho da economia.

O petista costumava afirmar que recebeu uma "herança mais que maldita" do antecessor, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e que o país estava na UTI.

Nos três primeiros meses do primeiro mandato petista, o PIB ficou estagnado em relação ao trimestre anterior e desacelerou na comparação com o mesmo período do ano anterior, 2002.

CÁLCULO DO PIB

Produtos, serviços, aluguéis, serviços públicos, impostos e até contrabando. Esses são alguns dos componentes do PIB, calculado pelo IBGE, de acordo com padrões internacionais. O objetivo é medir a produção de bens e serviços no país em determinado período.

O indicador mostra quem produz, quem consome e a renda gerada a partir dessa produção. O crescimento do PIB (descontada a inflação) é usualmente chamado de crescimento econômico.

O levantamento é apresentado pela ótica da oferta (o que é produzido) e da demanda (como esses produtos e serviços são consumidos). O PIB trimestral é divulgado cerca de 60 dias após o fim do período em questão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.