Descrição de chapéu Congresso Nacional

Senado cobra solução do governo sobre decretos de saneamento até terça

Senadores concordaram em adiar votação de projeto que reverte mudanças feitas por Lula em troca de novo texto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O governo costura com o Congresso Nacional a edição de um novo decreto para manter parte das mudanças feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Marco do Saneamento, revogar os decretos anteriores e evitar uma derrota no Senado Federal.

O PDL (projeto de decreto legislativo) que deu ao governo Lula a primeira derrota na Câmara dos Deputados foi incluído na pauta do Senado desta quarta (5), mas o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), concordou em adiar a votação.

Durante a sessão, Pacheco afirmou que, se o governo não encontrar um acordo até a próxima terça-feira (11), o PDL será o primeiro item da pauta de votações. Após a cobrança dos parlamentares, o presidente do Senado também pediu uma posição sobre a Funasa (Fundação Nacional da Saúde).

0
Comunidade Chácara Três Meninas, no Jardim Helena, extremo da zona leste da capital paulista, onde falta tratamento de esgoto - Zanone Fraissat - 23.set.19/Folhapress



Nesta quarta, líderes parlamentares apresentaram um requerimento de urgência para votar o PDL de autoria do senador Hiran (PP-RR) que revê os atos do Executivo para extinguir a Funasa, inclusive a transferência de servidores para outras pastas.

Como mostrou a Folha, o Planalto tenta evitar a votação do PDL antes de resolver o novo desenho do órgão. Líderes do Senado —incluindo Ciro Nogueira (PP-PI) e Efraim Filho (União-PB)— concordaram em retirar o requerimento de urgência para que o Planalto apresente uma solução nas próximas 24 horas.

Em relação ao Marco do Saneamento, a ideia do governo federal é editar um primeiro decreto com os trechos de consenso, e construir um segundo texto, por meio de decreto ou projeto de lei, sobre os pontos que foram alvo da Câmara dos Deputados.

Nesta terça (4), o presidente do Senado disse que revogar os decretos anteriores "talvez seja um bom caminho". Pacheco afirmou que "parece muito claro" que a maioria do Senado avalia que as mudanças deveriam ser feitas por meio de projeto de lei.

"Eventualmente aquilo que o governo pretende modificar no Marco Legal do Saneamento é bom que seja feito por um projeto de lei. É mais adequado. Essa é inclusive a razão de ser do PDL. Inconstitucionalidade por invasão de competência", declarou.

A avaliação entre integrantes do governo é de que um projeto de lei traria insegurança ao mercado privado. Para evitar uma segunda derrota na Câmara, no entanto, o Palácio do Planalto pretende alinhar o formato com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

Aliados de Lula dizem que o futuro decreto também tem mais chances de continuar de pé porque prefeitos têm pressionado parlamentares para que as companhias estaduais de saneamento regularizem seus contratos (estabelecidos sem licitação).

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), disse que o novo decreto deve ser "muito menos invasivo" nas competências do Legislativo —uma das principais críticas do Congresso Nacional.

"A iniciativa privada, tudo que ela pede é que não seja projeto de lei. Porque você começa um projeto de lei e termina como? Quem vai planejar investimentos, se eu faço uma medida provisória? Aí virou interrogação total", disse a jornalistas nesta terça.

"O que a gente quer é fazer um decreto eliminando o todo ou parte do que se considera ofensivo e, se sobrar alguma coisa que dependa, aí eventualmente você vai por lei com urgência [constitucional]."

Desde que o PDL chegou ao Senado, a avaliação é de que as mudanças feitas por Lula não tinham apoio nem sequer da base, e o governo seria derrotado se o texto fosse colocado em votação.

O relator, senador Confúcio Moura (MDB-RO) —um dos vice-líderes do governo na Casa— vinha tentando adiar a votação na Comissão de Infraestrutura, da qual é presidente, mas a oposição tem pressionado Pacheco a resolver o impasse.

"O que o governo deseja é a inclusão de 1.113 municípios que não atenderam os requisitos da lei. Não têm capacidade econômica comprovada e ficaram fora do interesse de fazer um aglomerado de municípios. Então são municípios abandonados", disse Moura.

O gabinete do relator conversou nesta terça com a equipe técnica do líder da oposição e ex-ministro de Desenvolvimento Regional de Jair Bolsonaro, Rogério Marinho (PL-RN). Diante da sinalização do governo de que vai revogar os decretos anteriores, Marinho concordou com a retirada do PDL da pauta.

O líder do MDB, senador Eduardo Braga (AM), afirmou que é "importante a construção de uma alternativa" porque não há votos para derrubar o texto que foi aprovado pela Câmara dos Deputados em maio.

"Existem conversas já em estágio avançado no sentido de que o governo possa avaliar inclusive a revogação do atual decreto, a edição de um novo decreto excluindo aquilo que seria alcançado pelo PDL", afirmou.

"E encontrarmos então uma redação que poderia ser ou para um PL ou para a edição de um segundo decreto que resolveria, com limitações de competência legislativa, obviamente, as questões que ficassem pendentes."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.