Descrição de chapéu folha mauá carro elétrico

Ranking Folha-Mauá: Honda Civic híbrido usa eletricidade para ser o sedã mais econômico do ano

Modelo híbrido produzido na Tailândia fez a média de 28,7 km/l na cidade

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São Paulo

Agora importado da Tailândia, o Honda Civic foi o destaque da categoria Sedãs Médios a Gasolina. Os melhores resultados foram obtidos nas provas de consumo, com médias de 28,7 km/l na cidade e de 24 km/l no uso rodoviário.

Novo Honda Civic hibrido
Novo Honda Civic chega ao Brasil importado da Tailândia - Divulgação

O resultado só poderia ser alcançado com o auxílio da eletricidade, que move o carro na maior parte do tempo. O motor 2.0 a combustão funciona mais como um gerador.


O conjunto mecânico é basicamente o mesmo do sedã de luxo Accord, que foi o carro mais econômico de sua categoria no Ranking Folha-Mauá 2022. O consumo desse modelo na cidade ficou em 28,4 km/l.

Além de vencer as provas de consumo, o Civic empatou com o Volkswagen Jetta GLI no teste de aceleração do zero aos 100 km/h. Na retomada, o sedã VW foi o vencedor.

COMO SÃO FEITOS OS TESTES

Para aferir o desempenho dos carros, o Instituto Mauá de Tecnologia utiliza o V-Box, equipamento que usa sinal de GPS. Os testes de aceleração e retomada são feitos na pista da empresa ZF, em Limeira (interior de São Paulo).

A etapa que verifica o consumo na cidade tem 27 km. Para simular um percurso rodoviário a 90 km/h, os pilotos de teste dirigem por 31 km.

Ambos os trajetos ficam em São Caetano do Sul (ABC), onde está a sede do instituto. Se o carro for flex, são feitas duas medições: uma com etanol, outra com gasolina.

O consumo de modelos elétricos é medido por meio do carregador instalado no IMT. O teste calcula o gasto para rodar 100 km nos modos urbano e rodoviário.

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