Alguns restaurantes da rede Subway na Índia deixaram de servir tomates em suas saladas e sanduíches devido a problemas de qualidade, em meio a aumentos de preços de quase 400% do fruto no país, enquanto outros estabelecimentos já tomaram atitudes similares.
Uma loja da franquia no aeroporto de Nova Déli anunciou "indisponibilidade temporária de tomates" em uma placa, dizendo que o restaurante não conseguiu obter quantidade suficiente do produto para promover checagem de qualidade.
"Por conta disso, neste momento somos obrigados a servir nossos produtos sem tomates", dizia a placa. "Estamos trabalhando para restaurar o fornecimento."
Culinary Brands do Everstone Group, que é a franquia-mãe de 200 das 800 lojas Subway na Índia e controla a cadeia de suprimentos de todos, não respondeu a um pedido de esclarecimentos da reportagem. Não se sabe se outras lojas foram afetadas.
Muitos restaurantes na Índia ainda servem tomates, de acordo com aplicativos de pedidos e ligações para lojas, mas pelo menos dois estabelecimentos em Nova Déli, um em Uttar Pradesh e um em Chennai não servem mais o fruto.
"É muito caro", disse um funcionário da loja Subway.
Duas semanas atrás, os restaurantes McDonald's retiraram os tomates de seus hambúrgueres e wraps em muitas partes da Índia devido a problemas de qualidade.
Na capital, Nova Déli, o tomate estava sendo vendido por cerca de 168 rúpias (US$ 2,05, R$ 9,79) o quilo no sábado, depois de chegar a cerca de 240 rúpias (US$ 2,93, R$ 14).
O governo atribui os altos preços dos tomates à baixa temporada de produção, já que as chuvas das monções atrapalham o transporte e a distribuição. Seguem-se meses de preços mais altos para itens que vão de leite a temperos.
Nas últimas semanas, o governo organizou vans móveis para fornecer tomates a preços mais baratos, com centenas de filas todos os dias.
Redes globais de restaurantes como Domino's e KFC também estão lançando produtos com preços mais baixos na Índia, onde os consumidores cortaram gastos devido à alta inflação.
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