Descrição de chapéu juros inflação

IPCA-15 sobe mais que o esperado em agosto com pressão da energia elétrica

Especialistas ouvidos pela Reuters esperavam aumento de 0,17%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Camila Moreira
São Paulo | Reuters

O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15), considerado a prévia da inflação oficial do Brasil, subiu mais do que o esperado em agosto sob pressão dos custos da energia elétrica, com a taxa em 12 meses voltando a superar os 4%.

Em agosto, o índice registrou alta de 0,28%, depois de ter ficado quase estagnado por dois meses, com recuo de 0,07% em julho e avanço de 0,04% em junho. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (25).

Mulher entrega manga em mercado no Rio de Janeiro
Prévia de inflação tem alta de 0,28% em agosto, aponta IBGE - Amanda Perobelli/Reuters

A leitura do indicador ficou bem acima da expectativa em pesquisa da Reuters, que ouviu economistas e apontava avanço de 0,17%.

Em 12 meses, o índice acumula alta de 4,24% até agosto, contra projeção de analistas de 4,13%.

O resultado, assim, volta a superar os 4% pela primeira vez desde maio e fica acima do centro da meta para a inflação este ano, que é de 3,25% com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos medida pelo IPCA, indicando que a inflação já atingiu seu ponto mais baixo do ano como era esperado.

De acordo com o IBGE, os dados de agosto do IPCA-15 apontam que os preços de sete dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados subiram em agosto.

Habitação impulsiona alta

O grupo habitação subiu 1,08%, com o maior impacto vindo da alta de 4,59% da energia elétrica residencial, influenciada pelo fim da incorporação do bônus de Itaipu, creditado nas faturas emitidas no mês anterior.

O segundo maior impacto veio do avanço de 0,81% de saúde e cuidados pessoais, uma vez que os itens de higiene pessoal passaram de queda de 0,71% em julho para alta de 1,59% em agosto.

Também se destacou a alta em agosto de 0,71% de educação, com os cursos regulares subindo 0,74%. Enquanto isso, transportes avançou 0,23%, em resultado puxado pela alta de 2,94% nos preços do automóvel novo.

Os combustíveis, por sua vez, subiram 0,46%, com altas nos preços de gasolina (0,90%) e gás veicular (1,88%) e quedas no óleo diesel (-0,81%) e etanol (-2,55%).

A Petrobras anunciou em meados de agosto um reajuste de combustíveis - aumento de 16,3% nos preços médios da gasolina e de 25,8% nos do diesel vendidos a distribuidoras - que deve impactar com força o resultado do IPCA cheio do mês.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, já alertou que a autoridade monetária deve revisar suas projeções para o comportamento dos preços a partir desse novo dado, calculando uma elevação de 0,40 ponto percentual no IPCA entre agosto e setembro.

Alimentação e vestuário registram queda

Somente dois grupos apresentaram recuo de preços no mês de agosto - alimentação e bebidas, de 0,65%; e vestuário, de 0,03%.

A alimentação no domicílio caiu 0,99% em agosto, com quedas nos preços da batata-inglesa (-12,68%), do tomate (-5,60%), do frango em pedaços (-3,66%), do leite longa vida (-2,40%) e das carnes (-1,44%).

O reajuste dos combustíveis anunciado pela Petrobras ocorre no momento em que o BC iniciou um ciclo de corte de juros, reduzindo a taxa básica Selic em 0,5 ponto percentual, a 13,25%, e prevendo novas reduções na mesma magnitude. A próxima decisão será em 19 e 20 de setembro.

A pesquisa Focus mais recente realizada pelo Banco Central junto ao mercado mostra que a expectativa é de que o IPCA encerre este ano com alta acumulada de 4,90%, indo a 3,86% em 2024.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.