Segundo museu mais antigo do Japão recorre a vaquinha para sobreviver

Instituição arrecadou R$ 16,6 milhões em uma campanha de financiamento coletivo para cobrir os custos de conservação de coleção

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Tóquio | AFP

O segundo museu mais antigo do Japão arrecadou US$ 3,4 milhões (R$ 16,6 milhões na cotação atual) em uma campanha de "crowdfunding" (financiamento coletivo) para cobrir os custos de conservação de sua coleção de restos de animais e plantas, depois que o governo negou-lhe recursos adicionais.

Mais de 30 mil pessoas doaram um total de 480 milhões de ienes ao Museu Nacional de Natureza e Ciência em Tóquio, superando em muito a meta de 100 milhões de ienes (US$ 700 mil, ou R$ 3,4 milhões), informou nesta quarta-feira (9) a plataforma, na qual a campanha foi realizada, a Readyfor.

Em um vídeo de promoção da campana divulgado na segunda-feira (7), Kenichi Shinoda, diretor desse museu de 146 anos de existência, explicou que o objetivo é salvar as coleções —um "presente" do passado.

Imagem mostra mulher andando de bicicleta em frente a um Museu.
O Museu Nacional de Natureza e Ciência, em Tóquio - Richard A. Brooks - 9.ago.23/AFP

Shinoda acrescentou que, este ano, os custos de energia necessários para manter os 5 milhões de itens da coleção, que vão de ossos de dinossauros a ursos dissecados, em temperaturas e níveis de umidade constantes, dobraram, chegando a US$ 2,6 milhões (R$ 12,7 milhões).

De acordo com a imprensa, o governo japonês rejeitou o pedido do museu de mais financiamento e até reduziu suas doações.

Apesar de o museu, que tem uma reprodução de uma baleia azul do lado de fora, já ter recorrido a financiamento coletivo para três projetos menores, a meta de 100 milhões de ienes foi "a mais alta já alcançada" pela instituição, disse Shinoda.

Em um vídeo, Shinoda confessou que algumas pessoas aconselharam-no a reduzir a meta de 100 milhões de ienes. A surpresa veio quando esse valor foi alcançado em poucas horas.

"Pesquisadores e funcionários estão emocionados por receberem esse apoio", disse o museu no site da campanha.

O "crowdfunding" continua até 5 de novembro.

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