Descrição de chapéu Bloomberg União Europeia

Brasil corre o risco de perder terreno no mercado de soja da União Europeia

Limitação de rastreamento dificulta comprovação de novas regras ambientais do bloco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Agnieszka de Sousa
Londres | Bloomberg

O Brasil corre o risco de perder terreno no mercado de soja da União Europeia por conta de uma limitação de dados de rastreamento que tornará difícil para as exportadoras comprovarem o cumprimento das novas exigências de proteção florestal.

A partir de 2025, a UE exigirá provas de que a soja e outras commodities não provêm de terras afetadas pelo desmatamento, legal ou ilegal. Os novos regulamentos também exigem que os embarques cumpram as leis ambientais locais —no caso do Brasil, o Código Florestal.

Um estudo da Trase e do Instituto Centro de Vida mostra que exportadores terão dificuldade para provar que a soja da Amazônia e do Cerrado cumpre o código. Um total de 74% da soja das duas regiões foi cultivada em fazendas que não cumpriam os regulamentos ou, na ausência de dados claros, apresentavam sinais de possíveis irregularidades, segundo a pesquisa.

Agricultor mostra grãos de soja em fazenda na região de Brasília - Lucio Tavora - 11.fev.23/Xinhua

A UE é o segundo maior comprador de soja brasileira, depois da China. Tradings americanas como Archer-Daniels-Midland e Bunge ficaram com grandes volumes de soja brasileira este ano graças a uma safra forte.

Os dados do estudo sugerem que compradores e exportadores de soja talvez ignorem a extensão do possível impacto das regras e poderão enfrentar obstáculos para continuarem a exportar para a UE, afirmaram os investigadores liderados por André Vasconcelos.

O Brasil precisa melhorar a transparência e os dados, disse Vasconcelos, líder de engajamento global da Trase, em entrevista.

"Quando o Brasil tiver ainda mais transparência e clareza sobre esses conjuntos de dados, poderá realmente se tornar um exemplo para os países produtores sobre como implementar" as regras, disse.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.