Atrasos lideram queixas na Black Friday e clientes reclamam de descontos no X, ex-Twitter

Reclamações cresceram 34,5% no Reclame Aqui ante 2022, em data que se consolida nas compras online

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São Paulo

A demora na entrega de produtos está no topo das reclamações do Reclame Aqui e do Procon-SP durante a Black Friday desta sexta-feira (24).

Segundo dados parciais divulgados pela plataforma, o atraso na entrega é o problema mais recorrente, com cerca de 17% das reclamações desde esta quarta-feira (22). Já o Procon-SP registrou 335 ocorrências relacionadas à entrega de produtos até as 17h.

Pessoas passando em frente a loja com anúncio da Black Friday
Pessoas passando em frente a loja com anúncio da Black Friday - Reuters

No Procon-SP, órgão de defesa do consumidor que atua em São Paulo, as falhas na entrega ou demora para receber o produto são líderes das queixas nesta Black Friday, com 38,3% das reclamações, seguida por maquiagem de desconto, com 14,92% das queixas dos consumidores, segundo dados prévios contabilizados até o meio-dia.

Segundo Procon e Reclame Aqui, as denúncias de consumidores incluem compras feitas em períodos anteriores a esta quinta, visto que as promoções da Black Friday começaram ainda em outubro, apesar de a data oficial ser a quarta sexta-feira de novembro. Os números, porém, dizem respeito apenas a queixas registradas entre quinta e sext

Atraso na entrega do produto significa descumprimento da oferta, segundo o advogado Alexandre Salomão Jabrado escritório Trench Rossi Watanabe. "Nesse caso, os consumidores podem à sua escolha exigir: a entrega imediata do produto, a entrega de um produto de qualidade equivalente, ou o cancelamento da compra e a devolução integral do valor pago."

Veja o ranking de reclamações do Procon-SP

Não entrega/demora na entrega 36,85%
Maquiagem de desconto 14,41%
Mudança de preço ao finalizar a compra 12,87%
Pedido cancelado após finalização da compra 11,44%
Produto e/ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto e/ou danificado 8,69%

Já o ranking do Reclame Aqui, site que é usado como referência para checar a reputação de empresas, o problema mais comum é demora na entrega lidera, com 16,9%, seguida por propaganda enganosa, com 16,03% dos comentários. No total, há 34,5% de aumento em reclamações na comparação com o ano passado.

Abaixar os preços artificialmente é propaganda enganosa, e configura crime passível de multa e um ano de detenção, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Veja o ranking do Reclame Aqui

Demora na entrega

16,89%

Propaganda enganosa

16,03%

Produto não recebido

15,00%

Estorno do valor pago

9,74%

Problemas ao finalizar a compra

4,44%

O levantamento foi feito entre 12h desta quarta-feira (22) e 6h desta sexta. Desde o início do monitoramento, foram registradas 7.328 reclamações, aumento de 34,5% em relação ao mesmo recorte feito no ano passado.

O Reclame Aqui também consultou os usuários da plataforma sobre adesão à data: 61,5% dos consumidores que ainda não compraram dizem que pretendem ir às compras. Consumidores que já compraram afirmam que pretendem fazer mais.

Se esperar as compras chegarem faz a ansiedade vir à tona, quem aguarda o desconto perfeito pode se decepcionar ainda mais com as ofertas disponíveis. No X antigo Twitter— usuários reclamam que as promoções da data estão "fracas" e falam de maquiagem de desconto para enganar o consumidor.

No X, usuários comentam os baixos descontos oferecidos pelas principais plataformas de venda online e criticam o uso da tática de "maquiar desconto", que consiste em alterar minimamente o preço e promover como se a oferta fosse algo extraordinário.

VEJA 10 DICAS DE SEGURANÇA PARA ESTA BLACK FRIDAY

  • Dar preferência aos sites conhecidos para as compras e verificar a reputação de sites não conhecidos em páginas de reclamações
  • Ter muito cuidado com emails de promoções que tenham links. Ao receber um email não solicitado, verificar se realmente se trata de uma empresa idônea. Acessar o site digitando os dados no navegador e não clicando em links
  • Sempre desconfiar de empresas que pedem pagamentos antecipados e prometem entregas em prazos longos
  • Verificar com atenção as formas de pagamento oferecidas pelo ecommerce e desconfiar quando existem poucas opções
  • Desconfiar das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto
  • Verificar se a página tem selo de autenticação e número de seguidores compatíveis. Desconfiar de páginas recém-criadas
  • Dar preferência para o uso de cartão virtual nas compras online
  • Se for fazer uma compra presencial com cartão, sempre conferir o valor antes de digitar a sua senha
  • Em caso de compras presenciais, inserir você mesmo o cartão na maquininha. Caso tenha entregado o cartão ao vendedor, sempre verificar se o cartão devolvido é realmente o seu
  • Se for pagar com Pix, sempre fazer o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o varejista fornecer o código QR Code, conferir com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente a que irá receber o dinheiro. Só fazer a transferência após essa checagem detalhada. A mesma dica vale para pagamentos com boletos

Com Pedro S. Teixeira

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