Lula diz que PIB em 2024 vai crescer um pouco mais 'porque feriados serão aos sábados'

Presidente realizou reunião com os ministros da área social do governo nesta sexta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (10) que a quantidade menor de feriados em dias úteis no próximo ano vai resultar em uma leve elevação do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil.

O mandatário reclamou da quantidade de feriados prolongados de 2023, durante uma reunião ministerial no Palácio do Planalto.

Lula participa de reunião ministerial da área social, no Palácio do Planalto
Lula participa de reunião ministerial da área social, no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira/Folhapress

Ao anunciar uma nova reunião ministerial neste ano, contando com a presença de todos os titulares da Esplanada dos Ministérios, Lula afirmou: "Depois dessa reunião vocês podem embarcar para uma viagem, para umas férias de cinco dias, seis dias, e voltar a trabalhar. Porque esse ano teve muito feriado prolongado, exageradamente esse ano teve muito feriado prolongado".

"No ano que vem os feriados cairão no sábado, significa que o PIB vai crescer um pouco mais, porque as pessoas vão ficar um pouco mais a serviço do mundo do trabalho", completou.

Lula realizou uma reunião com ministros da área social, para realizar um balanço das ações do governo federal até o momento.

Na sexta-feira da semana passada (3), o presidente havia reunido os titulares das pastas da área de infraestrutura do governo federal.

Na ocasião, o presidente havia pedido aos ministros da área que fossem os "melhores gastadores em obras" do governo. A declaração aconteceu em meio à discussão sobre a meta fiscal de 2024.

"A gente não pode deixar sobrar dinheiro que está previsto ser investido nos ministérios. A gente precisa colocar, transformar. Eu sempre digo que, para quem está na Fazenda, dinheiro bom é dinheiro no Tesouro. Para quem está na Presidência, dinheiro bom é transformado em obras", disse o presidente.

A questão da meta fiscal entrou no centro do debate do governo na área econômica, após uma fala do próprio mandatário. Em café da manhã com jornalistas, Lula disse que o governo "dificilmente" atingiria a meta fiscal de déficit zero.

O presidente ainda acrescentou que a meta não precisava ser zero e que ele não estava disposto a cortar investimentos e recursos de programas sociais para perseguir essa marca.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.