Descrição de chapéu Itaú

Aos 100 anos, Itaú repagina marca e contrata Madonna

Jorge Ben, Ronaldo, Fernanda Montenegro, Ingrid Silva e Marta também estrelam campanha do banco que celebra centenário em 2024

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em comemoração aos seus 100 anos, o Itaú Unibanco reformulou a sua marca e contratou pesos-pesados como embaixadores. Madonna, Jorge Ben Jor, Ronaldo Nazário, Fernanda Montenegro, Ingrid Silva e Marta estrelam a campanha divulgada nesta quarta-feira (6) que anuncia a mudança desenvolvida em parceria com as agências Africa Creative e Galeria.

logo antigo e logo novo do itaú
Itaú Unibanco muda logo em comemoração aos 100 anos do banco, fundado em 1924. - Divulgação

A ideia é ressaltar o legado e a longevidade do banco, com o mote ‘Feito de Futuro’. O tradicional logo do Itaú perdeu o azul e o amarelo. Agora o Itaú é escrito com o "i" minúsculo em branco em um fundo laranja, cujas arestas foram arredondadas. O resultado é um aspecto mais "clean" e moderno.

Segundo Eduardo Tracanella, diretor de Marketing do banco, a intenção é que a marca gere uma "dose maior de simpatia e proximidade."

arte explica mudanças no logo do Itaú
Itaú reposiciona marca ao comemorar 100 anos - Divulgação

A mudança, porém, foi criticada nas redes pelo resultado se assemelhar ao logo do banco Inter. Em resposta aos comentários, o Itaú afirma que o laranja foi introduzido à marca nos anos 1970 e destacado nas agências nos anos 1980.

"O Itaú Unibanco esclarece que seu novo projeto de design recorreu à história: do tupi-guarani, Itaú significa pedra preta. Na nova paleta cromática, o laranja tem sua relevância histórica destacada com mais protagonismo. Tons de azul ganham vida para identificar os segmentos Uniclass e Personnalité, enquanto Itaú BBA e Private se apropriam ainda mais dos tons escuros. O símbolo, que representa a pedra, foi lapidado e se apresenta em uma forma mais orgânica e fluida."

Linha do tempo mostra logotipos do Itaú Unibanco
Cores do Itaú Unibanco serão utilizadas na distinção entre segmentos do varejo e do alta renda. - Divulgação

"Estamos lançando a nossa nova marca. Sólida como uma pedra. Cheia de cores e curvas como o Brasil", escreveu o banco em suas redes sociais.

Apesar de centenário, o Itaú quer reforçar sua imagem de digital, moderno e tecnológico. "Ser feito de futuro é ter capacidade de perpassar os tempos e permanecer relevante, se reinventando. Esse movimento é um convite para que todos se inspirem e valorizem o tempo, a longevidade e o legado que cada um constrói em suas vidas", afirma Thaiza Akemi, superintendente de marketing do Itaú.

mudanças no logo do itaú
Itaú Unibanco muda logo em comemoração aos 100 anos do banco, fundado em 1924. - Divulgação

De acordo com Tracanella, também do time de marketing do banco, o centenário não é o motivo da mudança, e sim a oportunidade para reposicionar a marca. "Essa mudança é em decorrência de uma intensa mudança no banco ao longo dos últimos três anos. Estamos passando por uma transformação cultural e tecnológica muito forte. O banco está quase 100% na nuvem."

Linha do tempo mostra logotipos do Itaú Unibanco
Linha do tempo mostra logotipos do Itaú Unibanco - Divulgação

Segundo o banco, as personalidades escolhidas são "pessoas cujas histórias perpassam gerações, tornando-se referência de vitalidade e perpetuidade, além de novos expoentes que começam sua trajetória e seu legado agora".

O filme com a participação de Madonna estreia oficialmente nesta quinta-feira (7), no intervalo do Jornal Nacional, da TV Globo. Outros comerciais, com depoimentos individuais dos garotos-propaganda sobre suas histórias, devem ir ao ar nas próximas semanas.

Segundo o Itaú, a participação de Madonna não está relacionada a possíveis shows da cantora no Brasil.

A comemoração dos 100 anos do Itaú se estende até setembro de 2025 e contará com outras personalidades em campanhas de reposicionamento de marca.

Linha do tempo com evolução do logo do banco Itaú
Evolução do logo do Itaú, que comemora 100 anos em 2024 - Divulgação

RAIO-X | ITAÚ

Fundação: 1924, em Poços de Caldas (MG). Em 2008, o banco se juntou ao Unibanco.

Lucro líquido no 3º trimestre de 2023: R$ 9 bilhões

Agências e postos de atendimento bancário: 3.509

Funcionários: 97,5 mil

Principais concorrentes: Bradesco, Santander, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.