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Provamos a nova bebida com gosto de Doritos de queijo nacho; saiba como foi

Drink será lançado nesta terça-feira nos Estados Unidos; garrafa de 750 ml custará US$ 65

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Kate Krader
Londres | Bloomberg

As parcerias dos salgadinhos Doritos sabor queijo nacho têm ido para inúmeros lugares, desde o game "Call of Duty" a concertos virtuais com a série Stranger Things, da Netflix.

Um lugar onde o Doritos nunca foi, pelo menos de uma maneira oficialmente sancionada pela PepsiCo, dona da marca, é a bebida alcoólica.

Mas, nesta terça-feira (12), os salgadinhos laranja flamejantes ficarão bêbados com o lançamento de Empirical x Doritos Queijo Nacho. A parceria com a Doritos é a oferta comercial mais importante da Empirical Spirits, uma destilaria sediada em Copenhague.

Drinque com bebida que diz imitar gosto de Doritos
Bebida lançada nesta terça-feira traz gosto de Doritos sabor queijo nacho e custa US$ 65 a garrafa de 750 ml - Reprodução/YouTube

A reportagem da Bloomberg provou a bebida, que terá um número limitado de garrafas. O produto está disponível para venda no site da empresa (doritos.x.empirical.co) e em locais a serem anunciados em Nova York e Califórnia e custa US$ 65 (cerca de R$ 320,96) por uma garrafa de 750 mililitros. As empresas não divulgaram quantas garrafas estão sendo lançadas.

"Estamos fazendo parcerias mais disruptivas", diz Courtney Larson, diretora sênior de marketing da Doritos. "Quando um dos líderes de sabor mais inovadores do mundo entra em contato com você, você presta atenção", afirma.

A Empirical foi fundada por Lars Williams e Mark Emil Hermansen, ambos veteranos chefs de cozinha do aclamado Noma, em Copenhague. Williams supervisionou os experimentos de cientista maluco no Nordic Food Lab do restaurante.

Seus lançamentos não convencionais até agora incluíram o Symphony 6, uma destilação cítrica e rosa clara de malte de pilsner, folha de limão, figos e café. Uma linha de coquetéis enlatados em 2020 usou ingredientes como chá de bétula torrado e infusão de abeto-de-douglas (um tipo de pinheiro da América do Norte).

"(A parceria com a Doritos é uma) oportunidade para nós alcançarmos um novo grupo de pessoas e mostrar o que a Empirical pode fazer", diz Williams.

Embora a PepsiCo não esteja pagando pela parceria, eles estão fornecendo os salgadinhos. Williams estima que eles usem um pacote padrão de 78 mg em cada garrafa do produto com 42% de teor alcoólico.

E como é o sabor?

A bebida da Empirical tem um gosto surpreendentemente semelhante a um pacote de salgadinhos Doritos sabor queijo nacho. Desde o primeiro cheiro, há um golpe instantâneo de milho, seguido pelo pó de queijo nacho .

Quando você dá um gole, qualquer ceticismo inicial pode se dissolver, dependendo da sua tolerância aos sabores de milho torrado, assim como o pó de queijo e cebola que definem grande parte do sabor dos Doritos, mas em formato líquido.

Drinque com bebida que diz imitar gosto de Doritos
Drinque é feito com bebida com gosto de Doritos sabor queijo nacho - Reprodução/YouTube

Se você não quiser a experiência completa, há algumas receitas de coquetéis incluídas para ajudar a maximizar o sabor do milho e do pó de queijo, incluindo a Margarita Duplo Triângulo e uma versão de Bloody Mary. Elas foram formuladas por Iain Griffiths, que trabalhou nos aclamados bares Mr Lyan, em Londres.

De acordo com Williams, o sabor Doritos Queijo Nacho ficou no laboratório da Empirical por um bom tempo. A versão original foi feita por volta do início da marca em 2017. Foi um "acidente" que aconteceu durante experimentos preliminares com ingredientes como alcaçuz, salsa e a mistura de especiarias norte-africana ras el hanout.

"Um dos caras da produção saiu para almoçar e voltou com um pacote de Doritos", lembra Williams. "Pensei 'por que não' e joguei dentro." O impacto da infusão foi surpreendentemente bem-sucedido. "Quando provei, era tão parecido com Doritos que comecei a rir", diz Williams. Mas ele descartou como um sabor inicial da Empirical em favor de misturas mais artesanais.

Pouco depois do lançamento da Empirical, no entanto, alguns executivos da PepsiCo comeram no Noma e, segundo Williams, passaram pelo laboratório. "Fui claro com a equipe, não dê a eles o sabor Doritos e haverá 99% de chance de sermos processados", diz Williams. Em vez disso, foi aplaudido.

Williams diz que recentemente decidiu que talvez fosse hora de a bebida com sabor de Doritos queijo nacho se tornar realidade.

Em vídeo postado no canal oficial da empresa no YouTube, a empresa explica como foi feito o processo de fabricação. Assista ao vídeo abaixo que tem legendas em inglês

Atualmente, a Doritos não tem planos de estender a colaboração, mesmo que a bebida esgote. Porém, Larsson deixa aberta a possibilidade de renovação.

A plataforma Doritos After Dark está incentivando seus fãs a cozinhar mais com os salgadinhos, seja adicionando-os a biscoitos ou esmagando-os para formar uma borda salgada em um copo de coquetel. "Queremos ser criadores no espaço culinário."

O lançamento da Empirical também pode ser o início de uma linha de produtos que misturam Doritos e bebidas alcoólicas. "Acho que pode haver mais", diz Larson.

Se a produção for estendida além do lançamento limitado inicial, Williams diz que o sabor Doritos estará disponível quando a Empirical abrir uma destilaria que está sendo construída no Brooklyn, em Nova York, e tem previsão de abertura no início de 2024.

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