Descrição de chapéu Estados Unidos

Alaska Airlines anuncia retorno do Boeing 737 Max 9

Voo entre Seatle e San Diego iniciou retorno gradual ao serviço da frota de 65 aviões do modelo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova York | AFP

A empresa aérea americana Alaska Airlines confirmou nesta sexta-feira (26) a retomada dos voos de seu Boeing 737 Max 9, suspensos após um incidente em um de seus aviões em 5 de janeiro.

Em uma mensagem publicada em seu site, a companhia indicou que com o voo 1146, entre Seatle e San Diego, iniciaria na tarde local de sexta-feira o retorno gradual ao serviço de sua frota de 65 aviões 737 Max 9.

O voo partiu às 14h40 locais de Seattle (19h40 de Brasília) para aterrissar em San Diego (Califórnia) às 17h05 (22h05 de Brasília), percorrendo a costa oeste dos Estados Unidos de norte a sul.

A normalização das operações da frota ocorrerá no início de fevereiro.

Aeronaves da Alaska Airlines no aeroporto de San Diego - Mike Blake - 18.jan.2024/Reuters

Em 5 de janeiro, uma porta cega da fuselagem de um Boeing 737 Max 9 da Alaska Airlines que ia de Portland, no estado do Oregon, para Ontário, na Califórnia, se desprendeu em pleno voo.

Desde então, a reguladora Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) ordenou que 171 dos 218 aparelhos em circulação do Max 9 permanecessem em terra até concluir sua inspeção nesses aparelhos.

Na quinta (24), os reguladores dos Estados Unidos aprovaram um plano detalhado de inspeção para permitir que os 737 Max voltem a voar, após um pouso de emergência que os manteve em solo desde o início deste mês.

Sob o processo de "manutenção aprimorada" da FAA, as companhias aéreas realizarão uma inspeção em porcas e acessórios específicos, inspeções visuais detalhadas de plugues e componentes e abordarão "qualquer dano ou condição anormal", disse a FAA.

A inspeção garantirá que as peças "estejam em conformidade com o design original, que é seguro para operar", afirmou a FAA.

"Esta aeronave não será operada até que o processo seja concluído e a conformidade com o design original seja confirmada".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.