Iberia cancela quase 400 voos na Espanha por greve de funcionários que começa na sexta

Paralisação está prevista para começar nesta sexta-feira (5) e deve durar quatro dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Madri | AFP

A companhia aérea Iberia cancelou quase 400 voos na Espanha para os próximos dias devido a uma greve prevista de funcionários às vésperas do Dia de Reis, comemorado neste sábado (6) e que encerra as festas de Natal no país.

A greve convocada pelos dois principais sindicatos do país, UGT e CCOO, começará na sexta-feira (5) e terminará na segunda-feira (8).

A expectativa é que a paralisação afete todos os serviços em terra da Iberia, especialmente quem é responsável por manipular as bagagens.

Aviões da Iberia estacionados no aeroporto de Barajas, em Madri, na Espanha
Iberia cancela quase 400 voos na Espanha em virtude de greve prevista de funcionários, que deve começar nesta sexta-feira (4) - Isabel Infantes - 27.ago.2022 / Reuters

Essa greve obrigou a "cancelar mais de 400 voos", informou a Iberia em comunicado de imprensa emitido após uma última reunião com os sindicatos na noite de quarta-feira (3), que terminou sem acordo.

Esses cancelamentos de voos, que afetam a Iberia e suas subsidiárias Iberia Express e Air Nostrum, devem atingir mais de 45 mil passageiros, de acordo com a companhia.

Segundo a Iberia, que pertence ao grupo IAG, também proprietário da British Airways, essa greve de quatro dias também afetará cerca de 90 companhias aéreas para as quais presta serviços aeroportuários.

É uma greve "irresponsável e sem sentido", afirmou a Iberia.

A greve começará na véspera do Dia de Reis, que é uma data muito importante na Espanha. As crianças recebem presentes e são organizados desfiles para celebrar a chegada dos Reis Magos, geralmente na noite anterior, em todas as cidades do país.

Muitos espanhóis pegam o avião nesses dias para se reunir com suas famílias e depois voltam para casa.

Os trabalhadores dos serviços em terra da Iberia justificam sua ação devido à preocupação com a recente perda de vários contratos de "handling" —o conjunto de tarefas que permitem mover a bagagem entre o terminal e o avião— nos principais aeroportos do país, gerenciados pelo operador aeroportuário estatal Aena.

A Aena contratou novos prestadores de serviços que se comprometeram a assumir a gestão dos funcionários que trabalham em terra da Iberia, mas os sindicatos temem que suas condições de trabalho se deteriorem.

"Estamos passando por um momento especialmente difícil", justificaram a UGT e a CCOO, que criticam a Iberia por não defender suficientemente seus trabalhadores.

O argumento é rejeitado pela Iberia. "Todos os empregos, bem como as condições salariais e benefícios sociais, estão garantidos para a vida toda", afirmou a empresa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.