Descrição de chapéu China

China apresenta primeiro avião comercial fabricado no país e busca compradores

Modelo C919, da Comac, tenta rivalizar com aeronaves da Airbus e Boeing

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cidade de Singapura | AFP

A China apresentou nesta terça-feira (20) o seu primeiro avião comercial fabricado no país. A apresentação foi feita na feira de Singapura, um dos maiores eventos de aviação da Ásia, e a intenção dos chineses é atrair compradores.

Pequim está desafiando a hegemonia histórica das gigantes do setor Airbus e Boeing com seu avião C919, ao mesmo tempo em que tenta reduzir sua dependência de tecnologia importada.

C919, da Comac, realiza voo em Singapura
C919, da Comac, realiza voo em Singapura e tenta atrair compradoras fora da China - Roslan Rahman/AFP

O modelo da fabricante chinesa Comac é um potencial concorrente do A320 da Airbus europeia e do 737 Max da Boeing americana. O C919 realizou seu primeiro voo fora da China em Singapura no último domingo (18) e fará voos diários durante os seis dias da feira.

A aeronave opera comercialmente na China desde maio, mas ainda não tem compradores fora do país. O primeiro pedido do modelo foi para a Tibet Airlines, que assinou um contrato para adquirir 40 unidades. Um porta-voz da Comac se recusou a revelar os valores envolvidos.

O analista de aviação Shukor Yusof, da consultoria Enday Analytics em Singapura, apontou que será difícil encontrar grandes compradores para este modelo.

"Existe um estigma com a marca "feito na China" na indústria aérea, apesar de a China ser líder mundial no mercado de veículos elétricos", afirmou o analista.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.