Descrição de chapéu Estados Unidos

Governo Biden permitirá maior mistura de etanol na gasolina a partir de 2025, diz agência

Medida é adiada para o próximo ano para evitar consequências nas eleições deste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Stephanie Kelly Jarrett Renshaw
Washington | Reuters

A Casa Branca aprovará um pedido de um grupo de governadores do Meio-Oeste dos Estados Unidos para permitir vendas de gasolina com misturas mais elevadas de etanol durante todo o ano, mas adiará a data de início para o próximo ano. A informação foi dada por duas fontes familiarizadas com as discussões.

O governo dos EUA restringe as vendas de gasolina E15, como é chamada a gasolina com 15% de etanol, nos meses de verão devido a preocupações ambientais com a poluição atmosférica. Espera-se que o governo defina sua posição até o final de março.

A decisão provavelmente será agridoce para a indústria de biocombustíveis, que quer expandir as vendas de etanol à base de milho, mas pode ficar frustrada com a data de início apenas em 2025.

Homem coloca mangueira de combustível no tanque do carro para abastecimento em posto de gasolina nos Estados Unidos
Governo dos EUA liberará aumento na mistura de etanol na gasolina - Frederic J. Brown/AFP

O atraso de um ano serviria para evitar possíveis picos localizados de preços. Segundo as fontes ouvidas pela Reuters, também reduziriam as chances de problemas de abastecimento, algo que a indústria de petróleo tem dito que poderia acontecer até depois das eleições no Estados Unidos, em novembro.

De acordo com o plano, o governo atenderia um pedido de 2022 dos governadores de Illinois, Iowa, Minnesota, Missouri, Nebraska, Ohio, Dakota do Sul e Wisconsin para permitir que as vendas de E15 fiquem para o próximo ano, afirmaram as fontes.

O governo dos EUA restringe as vendas de gasolina E15 nos meses de verão devido a preocupações ambientais com a poluição atmosférica. Espera-se que o governo defina sua decisão até o final de março.

Enquanto isso, a EPA (agência de proteção ambiental, na sigla em inglês) liberar temporariamente essas vendas conforme necessário.

Wisconsin e Minnesota são Estados decisivos na disputa presidencial deste ano. A inflação e a economia são vulnerabilidades importantes para a campanha de reeleição do presidente norte-americano Joe Biden.

A EPA decidiu não comentar o assunto, pois a regra ainda está em processo de revisão entre órgãos.

A agência enviou à Casa Branca, em dezembro, uma regra final sobre a proposta, com data de início para 28 de abril de 2024. O novo cronograma adiaria a data efetiva para 2025, disseram as fontes.

Durante anos, a indústria do etanol tem pressionado para suspender as restrições às vendas do E15 em todo o país, argumentando que os impactos ambientais foram exagerados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.