Descrição de chapéu internet União Europeia

França multa Google por uso de conteúdo da mídia em 250 milhões de euros

Para agência de defesa da concorrência, Google descumpriu compromissos assumidos de remunerar veículos de imprensa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | AFP

A autoridade francesa de defesa da concorrência anunciou nesta quarta-feira uma multa de 250 milhões de euros (R$ 1,36 bilhão) ao Google por não cumprir um acordo que obriga a empresa a pagar aos meios de comunicação por utilizar seus conteúdos na internet.

Em comunicado, a agência justifica a multa alegando o "descumprimento de alguns dos seus compromissos assumidos em junho de 2022" no que diz respeito aos direitos conexos, derivados dos direitos autorais.

A autoridade francesa critica o grupo americano por "não ter respeitado quatro dos sete compromissos" e, em particular, por "não ter negociado de boa-fé" com a imprensa para avaliar a remuneração com base nos direitos.

Logotipo do Google em letreiro de uma feira de eletrônicos em Las Vegas, EUA
REUTERS

Também destacou que o grupo americano utilizou "conteúdos de publicações e de agências de notícias" sem alertá-las, com o objetivo de capacitar seu aplicativo de inteligência artificial Bard, atualmente chamado Gemini.

A empresa americana considerou a multa "desproporcional".

"Assumimos um compromisso porque é hora de virar a página e, como provam os nossos muitos acordos com as editoras, desejamos (...) trabalhar de forma construtiva com as editoras francesas", afirma o Google em um comunicado.

"Consideramos que o valor da multa é desproporcional em relação às infrações detectadas", acrescenta o grupo.

Os direitos conexos foram estabelecidos em 2019 por uma diretriz europeia e permitem que jornais, revistas ou agências de notícias recebam pagamentos quando o seu conteúdo é utilizado em motores de busca como o Google, que exibe trechos de notícias da imprensa nas páginas de resultados.

A AFP assinou, no final de 2021, um acordo de direitos conexos com o Google, que remunera a agência durante cinco anos pelos conteúdos oferecidos na internet pelo grupo americano.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.