Bilionário cede ações do Le Monde a fundo criado para garantir independência do jornal

Xavier Niel controlava o grupo de mídia NJJ Presse com 75% do capital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | AFP

O bilionário francês Xavier Niel cedeu quase a totalidade de suas ações do Le Monde para um fundo criado para preservar a independência do grupo de mídia.

"É uma conquista histórica obtida graças ao compromisso de Xavier Niel, que adiciona à nossa independência editorial uma santificação da independência financeira do grupo", explicou o fundo em comunicado.

O fundo para doações foi criado em 2021 pelo próprio Niel. Na França, esses fundos são instrumentos financeiros a serviço da filantropia ou de financiamento cultural, sem fins lucrativos.

Exemplar do jornal francês Le Monde
Le Monde: grupo NJJ Presse agora passa para o controle do fundo filantrópico por uma quantia simbólica de um euro - AFP

Niel controlava o grupo NJJ Presse, que inclui Le Monde, os semanários Télérama e Nouvel Obs, Courrier International, La Vie, HuffPost (85% do capital) e Le Monde Diplomatique (51% do capital), todos considerados de esquerda.

A NJJ Presse agora passa para o controle do fundo filantrópico por uma quantia simbólica de um euro.

Com essa operação, o capital do grupo será dividido entre dois acionistas: o fundo para a independência da imprensa, com cerca de 75% do capital, e o fundo que reúne as ações dos jornalistas do grupo com 25%.

Em setembro passado, Xavier Niel comprou ações do Le Monde de um bilionário de origem checa, Daniel Kretinsy, cuja entrada no capital do grupo gerou tensões no final de 2018.

O Le Monde segue os passos de outros dois órgãos de imprensa de esquerda, Libération e Mediapart, que também criaram fundos para garantir a independência financeira.

Além de garantir essa independência, o comunicado divulgado pelo fundo afirma que ele também tem como missão financiar investigações jornalísticas de longo prazo, ajudar com custos de litígios de meios independentes e lutar contra a desinformação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.