Descrição de chapéu Energia Limpa

Papa ordena construção de parque solar para a Cidade do Vaticano

Proposta é que empreendimento seja construído em área que pertence ao Vaticano e está no noroeste de Roma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alvise Armellini
Cidade do Vaticano | Reuters

O papa Francisco ordenou nesta quarta-feira (26) a construção de um parque solar para atender às necessidades energéticas da Cidade do Vaticano. O pontífice é um defensor de ações contra as mudanças climáticas e pela proteção ambiental.

Expressando seus desejos em um "motu proprio", um decreto papal pessoal, o pontífice, de 87 anos, disse que o parque solar deveria ser construído fora dos muros do Vaticano, em Santa Maria Galeria, no noroeste de Roma.

Papa Francisco gesticula durante declaração no Vaticano
Papa Francisco participa de evento na Basílica de São Pedro, no Vaticano - Yara Nardi/Reuters

A área pertence ao Vaticano e já abriga um centro de transmissão da Rádio Vaticano, que também será alimentado pelo novo parque solar. O decreto papal não especificou o tamanho do parque ou quando ele estará pronto.

"Devemos fazer a transição para um modelo de desenvolvimento sustentável que reduza as emissões de gases do efeito estufa na atmosfera, visando à neutralidade climática", disse Francisco no documento de duas páginas.

O papa emitiu um alerta sobre os perigos e desafios da mudança climática e sobre a necessidade de reduzir o uso de combustíveis fósseis em sua encíclica histórica "Laudato Si" (Louvado Seja), de 2015.

Nela, ele alertou que o planeta estava "começando a se parecer cada vez mais com uma imensa pilha de sujeira".

No ano passado, ele deu sequência a essa encíclica com a exortação apostólica "Laudate Deum" (Louvado seja Deus), na qual conclamou os negacionistas da mudança climática e os políticos a mudarem de opinião, dizendo que eles não podem encobrir as causas humanas ou ridicularizar a ciência enquanto o planeta "pode estar chegando ao ponto de ruptura".

O papa deu a tarefa de construir a parque de energia solar ao cardeal que atua como governador do Estado da Cidade do Vaticano e ao chefe da APSA, o departamento que administra o portfólio do Vaticano e é geralmente descrito como seu banco central.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.