Após ser notificada pelo Procon-SP, a NFL (National Football League, a liga profissional de futebol americano) afirmou que vai liberar a entrada de água e alimentos no primeiro jogo oficial da liga no Brasil, que ocorre nesta sexta-feira (6) em São Paulo.
Garrafas de água deverão estar destampadas e os alimentos serão aprovados caso a caso, de acordo o "bom senso", segundo o órgão de defesa ao consumidor. Haverá bebedouros em alguns setores e venda de bebidas em outros.
O Procon-SP havia notificado a liga sobre o assunto na semana passada, após alimentos e bebidas terem sido incluídos na lista de itens proibidos no acesso ao jogo divulgada pela NFL.
O evento na Neo Química Arena terá chapelaria gratuita para itens proibidos por questões de segurança, e os portões serão abertos quatro horas antes do horário da partida, que acontece às 21h15. Se enfrentarão em campo dois times dos EUA: Philadelphia Eagles e Green Bay Packers.
É a primeira vez que a liga realiza um jogo no hemisfério sul. Com os 42 mil ingressos esgotados uma hora e 15 minutos após o início das vendas, e a estimativa é que o evento adicione US$ 60 milhões (R$ 337 milhões) à economia da cidade em apenas uma semana.
Só a equipe da NFL —incluindo jogadores, funcionários, dirigentes, executivos e patrocinadores— trará mil pessoas, ocupando toda a capacidade de nove dos principais hotéis de luxo da capital paulista.
A prefeitura estima que serão cerca de 10 mil estrangeiros na cidade para a partida, sendo 7.000 americanos. Caso o dado se confirme, será a maior locomoção de turistas dos Estados Unidos para o Brasil para a realização de evento de apenas um dia.
O Procon-SP havia manifestado preocupação com possíveis violações ao Código de Defesa do Consumidor, considerando altas temperaturas e baixa umidade do ar previstas para o período do evento.
A NFL também informou ao Procon-SP que implementará o Protocolo Não se Cale, que visa coibir o assédio em locais de entretenimento. As medidas incluem cartazes, mensagens em telões, orientações a funcionários e equipe de 19 médicos e 90 brigadistas.
O Procon-SP enviará cinco equipes de fiscais para verificar o cumprimento da legislação. A NFL informou que monitora sites irregulares de venda de ingressos e terá equipes nos portões para proibir cambistas.
Em caso de problemas relacionados ao evento, residentes no estado de São Paulo podem registrar reclamações no site do Procon-SP.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.