Alvo de protestos, ministro do Interior da Eslováquia deixa o cargo

Saída de Robert Kalinak era uma das principais exigências das manifestações no país

Bratislava | Associated Press e Reuters

O ministro do Interior da Eslováquia Robert Kalinak anunciou nesta segunda-feira (12) sua renúncia ao cargo, em meio a protestos de rua que pediam sua demissão. 

Os manifestantes pedem uma investigação independente sobre a morte de um jornalista que investigava corrupção no país e que já tinha feito reportagens denunciando o ministro —a pasta do Interior é a responsável por conduzir o caso. 

A saída de Kalinak, que também era o vice-premiê, foi exigida pelo Most-Hid, (partido ligado a minoria húngara) que faz parte da coalizão do premiê Robert Fico e que ameaçava deixar o governo caso não tivesse sua demanda atendida. 

Robert Kalinak, ministro do Interior da Eslováquia, durante entrevista coletiva em Bratislava na qual anunciou sua renúncia
Robert Kalinak, ministro do Interior da Eslováquia, durante entrevista coletiva em Bratislava na qual anunciou sua renúncia - Tomas Benedikovic/AFP

A saída da sigla da coalizão poderia levar a queda de Fico e a convocação de novas eleições, uma das exigências dos manifestantes. Na última sexta (9), cerca de 50 mil eslovacos participaram de atos contra o governo na capital Bratislava e em outras cidades. 

Foi a maior manifestação no país desde que a Eslováquia se separou da República Tcheca em 1993. 

Os protestos começaram após o jornalista investigativo Jan Kuciak e sua noiva Martina Kusnirova terem sido encontrados mortos com marcas de tiro no dia 25 de fevereiro na casa onde moravam em Velka Maca (45 quilômetros a leste de Bratislava).  

A polícia acredita que o crime está ligado a uma reportagem que Kuciak fazia sobre a ligação entre empresários locais e a Máfia italiana. 

Em um artigo anterior, o repórter já tinha mostrado a ligação do ministro Kalinak com um empreendimento suspeito de fraude fiscal em Bratislava. Na ocasião, manifestantes também pediram a saída dele do governo, mas o premiê, que é seu aliado, o manteve no cargo. 

Dessa vez, porém, a pressão foi maior e Kalinak decidiu apresentar sua renúncia nesta segunda. "Assim, espero contribuir para a estabilização da situação na Eslováquia", disse ele. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.