Jacob Zuma, ex-presidente da África do Sul, será processado por corrupção

Suspeita é de que Zuma tenha cobrado propina em um contrato de armamento de US$ 2,5 bi, em 1999

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jacob Zuma durante reunião de seu partido em Johannesburgo, em dezembro
Jacob Zuma durante reunião de seu partido em Johannesburgo, em dezembro - Themba Hadebe - 21.dez.2017/AP
Pretória | AFP e Reuters

O ex-presidente sul-africano Jacob Zuma será julgado por corrupção em um caso de contrato de armamento com indústrias estrangeiras que remonta aos anos 1990, anunciou nesta sexta-feira (16) a procuradoria.

"Há motivos razoáveis para pensar que as ações judiciais contra Zuma darão resultados", declarou o procurador-geral Shaun Abrahams em entrevista em Pretória.

A justiça suspeita que Zuma cobrou propinas em um contrato de armamento de US$ 2,5 bilhões, assinado em 1999 pela África do Sul com várias empresas estrangeiras, entre elas a francesa Thalès. À época, ele era vice-presidente do país.

O ex-presidente será julgado por fraude e corrupção —são 16 indiciamentos relacionados a 783 suspeitas, segundo a procuradoria. Zuma nega as acusações.

Jacob Zuma renunciou em meados de fevereiro depois que seu partido, o CNA (Congresso Nacional Africano), ameaçou destituí-lo com uma moção de censura.

Enfraquecido por um escândalo de desvio de recursos públicos, ele renunciou em um discurso televisionado à nação. Zuma, de 75 anos, estava no poder desde 2009.

O ex-líder também está envolvido em um escândalo devido a denúncias de que a família Gupta, bilionários próximos a ele, usaram da influência de Zuma para ganhar contratos públicos. Os Gupta e Zuma negam as acusações.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.