Coreia do Norte está disposta a discutir fim de programa nuclear com EUA, diz agência

Segundo funcionário do governo americano, representantes dos dois países mantiveram recentes contatos secretos

Em Seul, homem assiste a TV com imagens do presidente Donald Trump e do ditador Kim Jong-un
Em Seul, homem assiste a TV com imagens do presidente Donald Trump e do ditador Kim Jong-un - Lee Jin-man - 27.mar.18/Associated Press
Washington | Reuters

A Coreia do Norte comunicou aos EUA, pela primeira vez, que está disposta a discutir o fim de seu programa nuclear em um eventual encontro entre o ditador Kim Jong-un e o presidente americano, Donald Trump. A informação é de um funcionário do governo americano ouvido pela agência Reuters.

De acordo com esse funcionário, representantes dos dois países mantiveram recentes contatos secretos, nos quais Pyongyang enviou diretamente a mensagem de que teria intenção de promover uma reunião sobre a questão atômica.

Por enquanto, nenhuma autoridade americana ou norte-coreana se manifestou a respeito da suposta negociação.

Se as tratativas forem confirmadas, será mais um desdobramento de um processo de distensão entre Kim e os dois principais interessados na desnuclearização do regime —Washington e Seul.

Os primeiros passos da reaproximação vieram do presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, que assumiu o cargo com a promessa de fazer acenos a Pyongyang. O resultado mais palpável desse diálogo foi a participação de atletas norte-coreanos nos Jogos Olímpicos de Inverno, realizados na cidade sul-coreana de Pyeongchang, em fevereiro.

Uma reunião entre Moon e Kim está prevista para o próximo dia 27, em que devem ser discutidas a tensão nuclear e a melhoria das relações entre as duas Coreias.

Um encontro entre Kim e Trump também vem sendo articulado e poderia ocorrer em maio. Segundo o líder americano, o dirigente chinês, Xi Jinping, teria lhe informado que Kim estaria "ansioso" para se reunir com ele.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.