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Franceses voltam às aulas com proibição de celulares nas escolas

Presidente Emmanuel Macron visita escola e interage com estudantes no início do ano letivo

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RFI

Essa segunda-feira (3) marca o início do ano letivo na França, após dois meses de férias de verão no hemisfério norte. Uma das mudanças nessa volta às aulas é a proibição do uso de telefones celulares pelos alunos dentro das escolas. Essa é apenas uma das reformas impostas pelo ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer.

Mais de 12 milhões de alunos retornam às salas de aula. A Educação representa a maior parte dos gastos do dinheiro público no país, o que talvez explique as discussões acaloradas cada vez que um ministro tenta alterar algo nas escolas. Com o uso de celulares não foi diferente. 

Desde 2010, um texto do ministério francês da Educação já indicava que o uso dos telefones durante as aulas era proibido. No entanto, ainda não havia uma legislação para enquadrar a prática.

A nova lei, votada em julho pelo Parlamento, proíbe o uso, pelos alunos, de celulares e todo tipo de objeto conectado à internet, como tablets e relógios. Algumas exceções são previstas para estudantes com deficiência física ou para “uso pedagógico”. Mas esses casos serão decididos individualmente pelas diretorias dos estabelecimentos.

Cada escola será livre para escolher o método usado para banir os aparelhos. Os diretores podem instalar armários para que os telefones sejam depositados na entrada ou apenas impor que os celulares sejam desligados. Em algumas escolas, os professores serão autorizados a confiscar os aparelhos.

Segundo um estudo recente, oito em cada dez adolescentes entre 13 e 19 anos têm um smartphone na França.

Outra novidade nessa volta às aulas é a divisão das classes nas zonas mais desfavorecidas, conhecidas na França como ZEP (Zona de Educação Prioritária). A partir de agora, as salas de aula serão separadas em grupos menores, com 12 alunos no lugar dos cerca de 25 habituais. O objetivo é, com um número reduzido, acompanhar melhor aqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem.

O governo também decidiu aumentar o número de avaliações de matemática e francês, com dois testes anuais nas diferentes etapas do percurso escolar. A ideia é evitar casos, como vários registrados atualmente, de alunos que chegam no final do ensino médio com lacunas importantes.

Outra mudança que pretende corrigir as dificuldades das crianças é a implementação de ditados diários para os alunos menores. Como o francês é uma língua repleta de particularidades (como consoantes e vogais que se repetem e acentos que podem mudar o gênero do sujeito ou até o sentido das frases), os exercícios de escrita estão entre os mais temidos pelos estudantes.

Além disso, mesmo não sendo declarado abertamente pelo governo, os ditados visam ajudar os alunos filhos de imigrantes, que nem sempre falam francês dentro de casa.

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