Descrição de chapéu Venezuela

Militares venezuelanos exilados pedem que colegas abandonem Maduro

Em vídeo, grupo pede que oficiais transfiram seu apoio para a Assembleia Nacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires

Um grupo de militares venezuelanos exilados no Peru gravou um vídeo no qual pedem aos oficiais na ativa na Venezuela que abandonem o apoio ao ditador Nicolás Maduro e sigam o comando do presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó.

No vídeo divulgado nesta quinta (17) nas redes sociais, os militares —todos jovens, de baixa patente e em pequeno número— leem o texto diante da câmara, usando seus uniformes.

O primeiro-tenente Josue Hidalgo Azuaje, apresentou-se dizendo que havia fugido da prisão de Ramo Verde junto a membros da Guarda Nacional. Ele conta que havia sido acusado de conspiração contra o governo.

 

Segundo documento divulgado pela Human Rights Watch há duas semanas, essa é a acusação mais comum do governo contra militares insubordinados.

Hidalgo Azuaje leu o comunicado do grupo em que "invoca a Constituição" e diz que "diante da grave crise social, econômica, política e constitucional que afeta o desenvolvimento são e próspero" do país, o grupo declarava que "com toda a responsabilidade com que nos apegamos a nosso juramento de defender a nosso povo e fazer respeitar as leis, desconhecemos Maduro como presidente da Venezuela e comandante das Forças Armadas."

O documento faz ainda um alerta à "comunidade internacional de que houve uma usurpação da Presidência."

Num chamado aos militares venezuelanos que estão na ativa no país, pediram que "se coloquem ao lado do povo" e apoiem a entrega do poder a Guaidó.

Na última sexta (11), Guaidó se declarou presidente interino do país. A Assembleia Nacional, de maioria oposicionista, não reconhece o novo mandato de Maduro, que tomou posse na semana passada, porque considera que o pleito que o elegeu foi fraudado. 

Na terça (15), a Casa deu início a um governo de transição após declarar que Maduro usurpou a Presidência. Mas a Assembleia atualmente não tem força política para impor a decisão ao ditador. Desde 2017, ela na prática teve seus poderes retirados pelo regime e repassados para a Constituinte, controlada pelo governo. 

Guaído recebeu apoio de diversos países, incluindo do Brasil e dos EUA, mas nenhum deles chegou a reconhecê-lo como mandatário. Brasília e Washington estão entre os países que não reconhecem o novo mandato de Maduro.  

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.