Descrição de chapéu Venezuela

EUA pressionam Brasil a usar força militar em operação na Venezuela

Defesa teme escalada de conflito e resiste à ideia; presença americana em Roraima foi vetada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os EUA querem que o Brasil use força militar para entregar ajuda humanitária à Venezuela. A área de Defesa brasileira resiste à ideia por temer que a situação escale para um conflito, e também vetou a sugestão de que soldados americanos participassem da operação.

O líder opositor venezuelano Juan Guaidó discursa em evento na capital do país, Caracas
O líder opositor venezuelano Juan Guaidó discursa em evento na capital do país, Caracas - Manaure Quintero/Reuters

O chamado cerco humanitário ao regime chavista de Nicolás Maduro é uma das formas de pressão que os EUA e seus aliados montaram para tentar retirar o ditador do poder.

O líder opositor Juan Guaidó, reconhecido pela coalizão integrada pelo Brasil como o presidente interino do vizinho, pediu que a ajuda comece a entrar no sábado (23).

A Colômbia, país que abriga cerca de mil militares americanos, já começou a montar seu centro de distribuição de ajuda perto da cidade fronteiriça colombiana de Cúcuta. Ali, a Força Aérea dos Estados Unidos opera livremente, mas Maduro bloqueou a ponte de Tienditas, que liga os dois países, para a passagem de remédios e alimentos.

Nas últimas semanas, os EUA aumentaram a pressão sobre o Brasil para uma cooperação semelhante. O Palácio do Planalto informou que a operação na região já é feita em coordenação com os americanos, mas descartou o envolvimento físico de Washington ou de militares brasileiros do lado de lá da fronteira.

Segundo a Folha apurou, o Departamento de Estado dava como certa inclusive a presença de tropas americanas na operação no Brasil, devido aos primeiros contatos sobre o tema com o chanceler Ernesto Araújo.

O ministro é um admirador do presidente Donald Trump, a quem considera a esperança do Ocidente contra uma suposta conspiração marxista de governos de esquerda e ativistas internacionalistas.

Há duas semanas, ele encontrou-se com o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, em Washington. Na semana seguinte, conversou com o chefe do Comando Militar Sul dos EUA, almirante Craig Faller, em Brasília. Os pedidos de cooperação foram renovados.

Segundo pessoas próximas às conversas, tanto a participação americana quanto a maior incisividade militar foram colocadas na mesa. Procurado, o Itamaraty não comentou esse aspecto, afirmando apenas que o governo está se esforçando para coordenar ajuda aos venezuelanos.

Historicamente, o órgão advoga pela não-intervenção em assuntos internos de outros países. No caso da Venezuela, o presidente, Araújo e outros ministros já rejeitaram a ideia de uma ação militar para derrubar Maduro, algo ventilado por Trump com frequência. O ditador venezuelano, por sua vez, sustenta que a operação humanitária é o prenúncio de uma invasão.

Outro elemento de pressão está num relato, em Washington, de que o assessor de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, acenou ao Brasil com a possibilidade de estabelecer um amplo pacote de cooperação militar, semelhante à que tem com a Colômbia. O assessor de Trump já esteve com Jair Bolsonaro (PSL) antes da posse do presidente, no fim do ano passado.

O problema é que a simpatia irrestrita pelos EUA não é compartilhada na cúpula militar brasileira e no núcleo de ministros egressos das Forças Armadas no governo.

Dois curtos-circuitos no começo do ano colocaram Araújo sob uma tutela por parte da área militar ao tratar de assuntos sensíveis, conforme a Folha revelou.

Um deles foi o anúncio pelo presidente e pelo chanceler de que os EUA poderiam ter uma base militar no Brasil, algo depois abandonado. O outro, o anúncio do corte de cooperação militar com Caracas, a última fonte confiável de informações de bastidor para tomar o pulso das Forças Armadas locais, que são quem garante a ditadura de Maduro.

A simples sugestão de ter soldados americanos em solo brasileiro é vista como herética pelo Ministério da Defesa e foi descartada. O uso de militares brasileiros na montagem de um centro de ajuda humanitária em Pacaraima (Roraima) é óbvio, já que o Exército já comanda a operação local para o recebimento de refugiados venezuelanos.

O ponto de discordância é a ideia de forçar passagem para entregar a ajuda, como já pediu Guaidó. O Alto Comando do Exército é contra, no que é acompanhado pela ala militar no Executivo.

O general Hamilton Mourão, vice-presidente que foi adido na Venezuela, já se posicionou contra a ideia. Ele e o também general Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional e principal conselheiro de Bolsonaro, consideram que é necessário esperar mais deserções nas fileiras militares venezuelanas e o surgimento de um líder rebelde entre elas.

Se houvesse uma sublevação do lado do vizinho, a cooperação e até entrada de tropas brasileiras a convite poderia ser facilitada.

A agudização da crise na Venezuela pode precipitar os próximos movimentos, mas a Defesa brasileira está bastante temerosa de envolver-se numa eventual guerra civil de forma inadvertida.

Para adicionar complexidade ao contexto, Bolsonaro está num momento politicamente frágil, com a crise envolvendo o ex-ministro Gustavo Bebianno e as dificuldades à frente do trâmite da reforma da Previdência.

Como a Folha mostrou nesta quarta (20), três ministros generais foram ao presidente pedir um freio de arrumação, em especial sobre a influência de seus filhos em assuntos do governo —Carlos Bolsonaro foi instrumental para a queda de Bebianno, ao chamá-lo de mentiroso.

E qualquer envio de tropa brasileira ao exterior ou a eventual permissão para a presença militar estrangeira em solo brasileiro precisa da aprovação de um decreto presidencial pelo Congresso —a Câmara acabou de derrotar Bolsonaro ao derrubar a decisão de ampliar o número de pessoas que podem decretar sigilo sobre documentos.

Na área externa e de defesa, o papel preponderante no clã é do deputado federal Eduardo, que avalizou a indicação feita pelo escritor Olavo de Carvalho do nome de Araújo.

O chanceler, o deputado e o assessor internacional de Bolsonaro Filipe Martins são os expoentes das ideias “olavistas” no governo, e vistos com reservas pelos militares.
 

Erramos: o texto foi alterado

A versão inicial desta reportagem afirmava que Cúcuta era uma cidade venezuelana. O local, na verdade, fica na Colômbia. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.