Descrição de chapéu Governo Trump

Espero o dia em que poderei contar a verdade, diz ex-advogado de Trump

Michael Cohen se apresentou nesta segunda em prisão federal para cumprir pena de mais de 7 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Catherine Triomphe
Nova York | AFP

Após apelações dramáticas e testemunhos no Congresso, Michael Cohen, ex-advogado de Donald Trump, foi para a cadeia nesta segunda-feira (6).

"Ainda há muito a dizer. E espero ansiosamente o dia que poderei compartilhar a verdade", disse Cohen à imprensa ao deixar sua residência em Manhattan.

Michael Cohen, ex-advogado do presidente dos EUA, Donald Trump, ao deixar seu prédio para se apresentar à prisão
Michael Cohen, ex-advogado do presidente dos EUA, Donald Trump, ao deixar seu prédio para se apresentar à prisão - Jeenah Moon/Reuters

Admirador de Trump por muito tempo, chegando a dizer certa vez que estava disposto a "tomar um tiro" no lugar do atual presidente, Cohen ficará no presídio federal de Otisville, em Nova York, onde deu entrada pouco antes do meio-dia no horário local (13h em Brasília).

Em dezembro passado, Cohen, 52, foi condenado por sonegação de impostos e por mentir no Congresso. Também foi condenado por comprar o silêncio de duas mulheres para que não se tornassem públicas as relações que elas teriam tido com o presidente Donald Trump.

Para tentar reduzir sua sentença, ofereceu informações aos investigadores que pudessem comprometer Trump e sua família, incluindo no caso relacionado à acusação de interferência russa na disputa presidencial de 2016.

Mas mesmo que o procurador especial Robert Mueller tenha feito referência a Cohen mais de cem vezes em seu relatório da investigação sobre o papel da Rússia nas eleições, os procuradores não mudaram sua decisão sobre o ex-advogado do presidente.

Filho de um sobrevivente do Holocausto e de uma enfermeira, Cohen é um dos assessores mais próximos do presidente a ser preso por um período considerável. Paul Manafort, ex-diretor da campanha Trump, foi condenado a mais de sete anos de prisão.

​​Cohen trabalhou para a Organização Trump por uma década e insiste que todos os atos pelos quais foi condenado ocorreram a mando do presidente.

"Por que eu sou o único?", questionou em uma entrevista à revista The New Yorker.

"Não trabalhei para a campanha. Trabalhava para ele. Por que sou o único que vai para a cadeia? Não fui eu quem dormiu com a estrela pornô", acrescentou, referindo-se a Stormy Daniels, uma das mulheres que receberam dinheiro em segredo e em violação das leis eleitorais.

O advogado de Cohen, Lanny Davis, disse na sexta-feira que o filho mais velho do presidente, Donald Trump Jr., deveria ter sido preso, porque foi ele quem "assinou os cheques".

Para o presidente americano e seus aliados, a sentença contra Cohen tem sabor de vingança, depois que o advogado se voltou contra o agora ex-chefe.

O advogado deverá ser mantido na ala de baixa segurança do centro penitenciário. Esta ala abriga prisioneiros que não são considerados perigosos, incluindo muitos outros criminosos de colarinho branco.

Os 120 presos dessa ala podem usar bibliotecas, além de jogar basquete e tênis.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.