Em vídeo, presidente francês reclama de Bolsonaro durante G7; veja

'Não é a atitude de um presidente' cancelar encontro com chanceler para cortar cabelo, diz Macron

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em documentário produzido pelo canal de TV francês CNEWS sobre os bastidores da última cúpula do G7, em Biarritz, o presidente francês, Emmanuel Macron, é filmado reclamando do comportamento de Jair Bolsonaro para o líder chileno, Sebastián Piñera.

O episódio aconteceu no dia 26 de agosto, logo após a fala de Macron na qual ele disse esperar que “os brasileiros tenham logo um presidente que se comporte à altura” do cargo.

A câmera mostra o francês e o presidente chileno, um dos aliados regionais de Bolsonaro, conversando momentos antes de um café da manhã para os chefes de Estado.

Piñera menciona o nome do brasileiro, e em seguida parece fazer uma expressão de dúvida ao olhar para o francês. Macron afirma: "Eu tinha que reagir, você entende?".

O chileno afirma que concorda com o francês, mas não se prolonga no assunto e chega a virar a cabeça. 

Macron se referia à ofensa de Bolsonaro à primeira-dama francesa, Brigitte Macron, em uma rede social.

"Eu queria ser pacífico. Queria ser correto, construtivo com o cara e respeitar a sua soberania. Tudo bem. Mas eu não poderia aceitar isso", conclui Macron.

A chanceler alemã, Angela Merkel, que aparece no vídeo ao lado de Macron, exclama "não!", dando a entender que concorda com a reação do francês.

Em seguida, Macron diz: "Desculpe-me, mas isso não é atitude de um presidente", referindo-se ao episódio em que Bolsonaro foi cortar o cabelo no horário em que deveria se encontrar com o chanceler francês.

O presidente brasileiro deveria ter recebido Jean-Yves Le Drian em audiência na tarde do dia 29 de julho, no Palácio do Planalto.

Minutos antes da reunião, no entanto, o francês foi avisado pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, de que Bolsonaro não teria mais horário disponível para o encontro.

Poucos minutos depois do horário em que a reunião deveria acabar, por volta de 15h45, o presidente brasileiro apareceu em uma live nas redes sociais cortando o cabelo.

O presidente francês, Emmanuel Macron - Ludovic Marin/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.