Descrição de chapéu Coronavírus

Impedido de entrar no Peru e no Brasil, caminhoneiro vive no limbo sobre ponte fronteiriça

Aduana peruana nega a entrada devido a restrições impostas devido ao novo coronavírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Assis Brasil (AC)

Resguardada por militares com máscaras cirúrgicas em ambos os lados, a ponte da Estrada do Pacífico, que une Brasil e Peru, só não está deserta pela presença solitária do caminhoneiro peruano Arturo Palomino, 28.

Desde terça-feira (24), Palomino tenta atravessar de volta para o seu país com uma carga de canos metálicos, mas a aduana peruana nega a entrada, sob a justificativa de que só podem ingressar artigos de primeira necessidade.

Outro problema é que, como já fez o desembaraço na Receita Federal brasileira, tampouco foi autorizado a voltar até um posto de gasolina próximo.

Rodovia do Pacífico na fronteira entre Brasil e Peru, fechada desde o último dia 15 por causa do coronavírus
Rodovia do Pacífico na fronteira entre Brasil e Peru, fechada desde o último dia 15 por causa do coronavírus - Fabiano Maisonnave/Folhapress

No limbo, Palomino precisa andar por uma picada de 2 km na mata para tomar banho e conseguir comida em Assis Brasil, a pequena cidade fronteiriça do lado brasileiro. O resto do tempo é dividido entre a boleia e uma rede armada sob o caminhão.

“O meu próprio país não me deixa entrar. É desumano, é injusto”, afirma Palomino. “Aqui não tenho onde lavar as mãos, onde comer, estou no meio do nada aqui.”

O motorista carregou seu caminhão em Cuiabá, a 2.270 km da fronteira —percurso feito em dois dias. O destino final é a cidade andina de Arequipa, a 1.055 km de distância.

Devido ao novo coronavírus, o Peru está com a fronteira fechada desde o dia 15. Nesta quinta-feira (26), o presidente Martín Vizcarra prorrogou o estado de emergência no país até 12 de abril, incluindo os bloqueios fronteiriços.

O caminhoneiro peruano Arturo Palomino, 28, na fronteira entre Brasil e Peru
O caminhoneiro peruano Arturo Palomino, 28, na fronteira entre Brasil e Peru - Fabiano Maisonnave/Folhapress

O Peru tem adotado medidas rígidas contra a pandemia. A mobilidade está bastante restringida, com quase todo o comércio fechado, e já houve 21 mil detenções por desrespeito ao estado de emergência.

O país contabiliza 580 casos confirmados e 9 mortos até a manhã desta sexta (27), segundo dados da Universidade Johns Hopkins.

Com relação à fronteira, o decreto presidencial não prevê a restrição de mercadorias, apenas de viajantes.

Em outro trecho, no entanto, a medida determina que só poderão ser transportados pelo país bens de primeira necessidade, como alimentos e produtos farmacêuticos.

Palomino afirma que, nos dias em que está parado sobre a ponte, caminhões carregados de milho e de castanha foram autorizados a entrar no Peru.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.