Descrição de chapéu Coreia do Norte

Imagens de satélite indicam que Kim pode estar em balneário na Coreia do Norte

Ditador estaria em sua residência de verão, em Wonsan, para se proteger do coronavírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Seul | Reuters

Imagens de satélite que mostram a movimentação de barcos de luxo usados com frequência pelo ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, indicam que ele pode estar na cidade litorânea de Wonsan, afastando assim rumores sobre suas condições de saúde.

As especulações sobre o estado do ditador e sua localização começaram depois de Kim se ausentar pela primeira vez das comemorações de 15 de abril, aniversário de seu avô e fundador do país, Kim Il-sung.

Imagem de satélite do complexo de Kim Jong-un em Wonsan
Imagem de satélite do complexo de Kim Jong-un em Wonsan - Maxar Technologies/38 North/Divulgação/Reuters

Desde então, as especulações só cresceram, e alguns veículos chegaram a afirmar que o ditador poderia ter morrido. Mas a informação foi negada tanto pelo regime quanto por países que costumam monitorar a situação na Coreia do Norte, como a Coreia do Sul e os Estados Unidos.

Na terça-feira (28), o site de monitoramento NK PRO afirmou que imagens de satélites comerciais mostraram que barcos usados pelo ditador realizaram movimentos na área de Wonsan —o que indica que o próprio Kim ou pessoas muito próximas a ele podem estar na região.

Na semana passada, outro site de monitoramento, o 38 North (sediado nos EUA), também tinha analisado imagens de satélite para afirmar que o trem pessoal de Kim estava em uma estação reservada para seu uso em Wonsan —um balneário na costa leste do país.

O complexo dos Kim na região é uma espécie de residência oficial de verão do líder do país.

O local possui uma vila para hospédes, uma praia particular, uma quadra de basquete, uma estação de trem privada e uma pista de equitação.

Há ainda uma garagem para barcos, onde fica ancorado o iate particular de Kim, avaliado em US$ 7 milhões (R$ 37,5 milhões).

De acordo com analistas, o complexo é um dos favoritos do ditador, e alguns afirmam acreditar que ele inclusive nasceu em Wonsan —ninguém de fora da Coreia do Norte sabe exatamente a data e o local exato de nascimento de Kim.

Segundo a agência de notícias Reuters, autoridades da Coreia do Sul e dos EUA disseram ser plausível que ele esteja no local, possivelmente para evitar se expor ao novo coronavírus, e expressaram ceticismo com as reportagens segundo a qual ele tem alguma doença grave.

Elas alertam, porém, que a saúde e a localização de Kim são segredos muito bem guardados e que é difícil obter informações confiáveis na Coreia do Norte.

A última vez que a mídia estatal noticiou a localização do ditador foi quando ele presidiu uma reunião em 11 de abril. Diariamente, porém, a imprensa oficial divulga notícias com comunicados de Kim.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.