Máscaras e caixas de acrílico inundam salões de beleza na Áustria do 'novo normal'

Após confinamento obrigatório, clínicas em Viena não têm horários para as próximas 3 semanas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Viena | Reuters

Os austríacos correram para os recém-reabertos cabeleireiros, salões de beleza e lojas de eletroeletrônicos neste sábado (2), conforme o lockdown em vigor há sete semanas no país começa a ser relaxado.

O país agiu cedo para tentar conter o surto de Covid-19, fechando restaurantes, bares, escolas, teatros, lojas de produtos não essenciais e outros lugares com potencial de aglomeração, o que ajudou a reduzir o crescimento na taxa de infectados. Até agora, o país tem 15.500 casos confirmados da doença e 589 mortes.

Segundo o governo conservador, as cifras relativamente baixas justificam a reabertura gradual.

Atualmente, o país está na segunda fase de retorno à vida normal, que começou na sexta-feira. Como na data foi celebrado o Dia do Trabalho, a medida teve efeito prático neste sábado (2).

"Depois de sete semanas durante as quais não pude ir ao cabeleireiro, tive a sorte de ser a primeira a ser atendida por ele", diz orgulhosamente Gertraud Schubert, que cortou e pintou seus cabelos no Hair Concept, salão de Viena que não tem mais horários disponíveis para as próximas três semanas.

Na capital, cabeleireiros e clientes usaram máscaras, obrigatórias em lojas e no transporte público. Já as esteticistas, além de máscaras, usaram uma caixa de acrílico para ajudar no isolamento das clientes.

Na Áustria, o lockdown começou a ser relaxado em 14 de abril, quando lojas de produtos de bricolagem e jardinagem foram reabertas. Também voltaram ao funcionamento na data comércios de serviços não essenciais de até 400 metros quadrados.

Na agenda do governo, restaurantes, cafés e bares devem ser reabertos em 15 de maio, e hotéis, no dia 29. Tudo isso desde que a taxa de infecção não aumente muito.

Apesar de isso ainda não ter acontecido desde o início da reabertura, há indícios de que pode haver uma nova onda de contágio, já que a taxa de reprodução do vírus —ou seja, para quantas pessoas, em média, um infectado é capaz de transmitr a doença— tem aumentado há vários dias.

Essa taxa, chamada de R e calculada para períodos de 13 dias, está próxima de 1 em Viena, onde vive um quinto da população do país. Acima de 1, as infecções aumentam de maneira exponencial. No resto do país, é de 0,67

A Áustria também relaxou outras regras do lockdown na sexta. Agora, cidadãos podem sair de suas casas sem precisar de uma razão específica para fazê-lo, como compras de itens essenciais ou exercício físico.

Dos países europeus que relaxam o confinamento, Suíça e Dinamarca também já reabriram salões de cabeleireiro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.