Descrição de chapéu Governo Trump

Trump assina decreto para priorizar envio de vacinas contra Covid para os EUA

Texto afirma que, antes de ajudar outros países, americanos devem ser imunizados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

O presidente Donald Trump anunciou um decreto, nesta terça-feira (8), para garantir que os americanos tenham prioridade para receber vacinas contra o novo coronavírus.

O texto, assinado pelo republicano na Casa Branca, prioriza o envio de doses para os Estados Unidos antes de outras nações e diz que, antes de ajudar outros países, os americanos devem ser imunizados.

Funcionários do governo descreveram a ordem como uma "reafirmação do compromisso do presidente com a América em primeiro lugar".

O presidente Donald Trump assina,nesta terça (8), uma ordem executiva que afirma que os Estados Unidos terá prioridade no recebimento de doses de vacina
O presidente Donald Trump assina decreto para priorizar vacinação nos EUA - Tasos Katopodis/AFP

Não está claro, entretanto, como isso seria aplicado, dado que os fabricantes já assinaram acordos com outros países. A medida vem em um momento em que se discute o cenário em que não haverá doses suficientes da vacina após o início da distribuição.

O governo afirma que pode cumprir sua meta de fornecer imunização para os cerca de 330 milhões de americanos até abril.

A vacina da Pfizer e da BioNTech, que poderá ser licenciada pela FDA (agência de regulação de medicamentos) nos próximos dias, tem contrato com os Estados Unidos para 100 milhões de doses.

Na segunda (7), o jornal americano The New York Times informou que a Pfizer havia se oferecido para vender doses adicionais aos EUA no final do verão, mas o governo tinha recusado.

A decisão de não comprar mais doses gerou preocupações administrativas de que a Pfizer seria incapaz de atender a qualquer pedido adicional dos EUA até junho devido aos compromissos da empresa com outros países. O governo Trump nega.

A Moderna, cuja vacina pode ser aprovada até o final da próxima semana, também se comprometeu a entregar 100 milhões de doses aos Estados Unidos. Cada contrato inclui opções para doses adicionais, mas o tempo para ativar essas cláusulas pode atrasar a entrega em vários meses.

Os dois fabricantes possuem fábricas nos Estados Unidos e na Europa e existem leis que, em tese, permitiriam ao governo americano ser o primeiro na produção gerada, como a Lei de Produção de Defesa.

"Se necessário, invocaremos a Lei de Produção de Defesa. Não acreditamos que seja necessário", disse Trump.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.