Descrição de chapéu Financial Times China Ásia

China deve anunciar primeira queda populacional desde fim dos anos 1950

Índice teria caído mesmo após relaxamento da rígida política de planejamento familiar imposta pelo governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sun Yu
Pequim | Financial Times

Mesmo após o relaxamento da rígida política de planejamento familiar imposta pelo governo, a China se prepara para anunciar a primeira queda em sua população desde o fim dos anos 1950, quando as políticas econômicas de Mao Tsé-tung​ causaram a morte de dez milhões de pessoas. A flexibilização das regras visava reverter a queda do índice de natalidade no país mais populoso do mundo.

O censo chinês mais recente, completado em dezembro mas cujos resultados ainda não foram divulgados, deve informar que a população total do país é inferior a 1,4 bilhão de pessoas, segundo fontes familiarizadas com a pesquisa. Em 2019, a população chinesa teria ultrapassado o marco de 1,4 bilhão.

Homem segura bebê próximo a hospital em Pequim
Homem segura bebê próximo a hospital em Pequim - Greg Baker - 30.out.15/AFP

As fontes destacam que a cifra é vista como uma informação muito delicada e não será divulgada enquanto diversos departamentos do governo não chegarem a um consenso sobre os dados e suas consequências. “Os resultados do censo terão um impacto enorme sobre a visão que os chineses têm de seu país e sobre o funcionamento de vários setores do governo”, diz Huang Wenzheng, do think tank Center for China and Globalization, em Pequim. “Eles precisam ser manejados com muito cuidado.”

O governo previa a divulgação do censo no início de abril. No dia 16, Liu Aihua, porta-voz do Departamento Nacional de Estatísticas, afirmou que o atraso se deveu em parte à necessidade de realizar “mais trabalho de preparação” antes do anúncio público. A demora vem sendo amplamente criticada nas redes sociais.

Autoridades locais também se preparam para o impacto da divulgação dos dados. Chen Longgan, vice-diretor do departamento de estatísticas da província de Anhui, disse em reunião neste mês que o governo deve “definir o tom” da interpretação do censo e “prestar muita atenção à reação do público”.

Analistas dizem que um declínio sugere que a população da China pode atingir o pico mais cedo do que as projeções oficiais previam e seja excedida em pouco tempo pela população da Índia, estimada em 1,38 bilhão de pessoas. Isso pode colocar uma carga pesada sobre a segunda maior economia do mundo, afetando tudo, desde o consumo até o cuidado dos idosos.

“O ritmo e a escala da crise demográfica chinesa estão mais velozes e maiores do que imaginávamos”, diz Huang. “Isso pode ter um impacto desastroso sobre o país.”

O índice de natalidade chinês se enfraqueceu mesmo depois de 2015, quando Pequim relaxou a política de planejamento em vigor havia décadas, passando a autorizar todos os casais a terem dois filhos, em vez de apenas um. A população cresceu sob a política do filho único adotada no final dos anos 1970, graças a uma população jovem grande na esteira da revolução comunista e do aumento da expectativa de vida.

Dados oficiais mostraram que o número de recém-nascidos no país aumentou em 2016, mas então caiu por três anos consecutivos. As autoridades atribuem a queda ao número decrescente de mulheres jovens e aos custos crescentes da criação dos filhos.

É possível que o quadro real seja ainda pior. Em relatório publicado na semana passada, o Banco Central chinês estimou que o índice de fertilidade total –o número médio de filhos que uma mulher terá durante sua vida— estava abaixo de 1,5, menor que a estimativa oficial, de 1,8.

“É quase certo que a China tenha superestimado seu índice de natalidade”, diz o Banco Popular da China. “Os desafios acarretados pela mudança demográfica no país podem ser maiores do que o previsto.”

Um assessor governamental em Pequim, que falou à reportagem sob condição de anonimato, disse que essas superestimativas se devem em parte ao fato de o sistema fiscal usar cifras demográficas para determinar orçamentos, inclusive os de educação e segurança pública. “Os governos locais se beneficiam se estimam seus números demográficos para cima, para terem direito a mais recursos”, explicou ele.

Essa situação levou a pedidos de uma revisão radical nas regras de controle de natalidade. O relatório do Banco Central sugeriu que o governo abandone completamente sua “atitude de esperar para ver” e abra mão do planejamento familiar. “Relaxar políticas pouco adiantará quando ninguém quiser ter mais filhos.”

Tradução de Clara Allain

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior do texto afirmava incorretamente que a China pode registrar a primeira queda populacional desde 1949. Na verdade, caso confirmado, o decréscimo seria o primeiro desde o fim dos anos 1950, quando as políticas econômicas de Mao Tsé-tung​ causaram a morte de 10 milhões de pessoas.

 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.