Descrição de chapéu Governo Biden Rússia

Democrata mais conservador do Capitólio, Joe Manchin é foco de preocupação da Casa Branca

Senador pela Virgínia Ocidental defende ideias pró-armas e antiaborto e se recusou a apoiar projeto que garante acesso ao voto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington

A cena começa no meio das árvores. Ele aparece segurando um rifle, carregado com a bala sacada do bolso da jaqueta verde-oliva. Diz que vai proteger o direito a armas, previsto na Constituição dos EUA, e atira em cheio na folha de papel que representa a lei de energia limpa, proposta pelo então presidente Barack Obama.

Gravado em 2010, o vídeo poderia ser da campanha de um futuro aliado de Donald Trump, mas seu protagonista é, na verdade, Joe Manchin, que à época concorria ao Senado pelo Partido Democrata. Eleito e reeleito pela Virgínia Ocidental, estado de maioria branca e forte tendência republicana, o democrata mais conservador do Capitólio é hoje um dos principais focos de preocupação da Casa Branca, com posições capazes de frear ou impulsionar a agenda legislativa de Joe Biden.

O democrata Joe Manchin em imagem da campanha chamada 'Dead Wrong', veiculada em 2018, quando concorria à reeleição ao Senado dos EUA
O democrata Joe Manchin em imagem da campanha chamada 'Dead Wrong', veiculada em 2018, quando concorria à reeleição ao Senado dos EUA - Reprodução

Aos 73 anos, Manchin suavizou sua imagem e calibrou posturas públicas desde que alvejou —literalmente— a proposta de lei do governo Obama, mas ainda segue na defesa de ideias pró-armas, antiaborto e contrárias a bandeiras da ala progressista de seu partido, em um aceno à grande parte da população do estado que o elegeu.

Com Biden na Presidência, Manchin passou a dividir com a moderada Kyrsten Sinema, do Arizona, o posto de voto democrata decisivo em um Senado rachado —50 votos para democratas e 50 para republicanos, com desempate feito pela vice-presidente, Kamala Harris.

Recentemente, porém, duas posições do senador o isolaram como figura-chave para o governo: a reforma eleitoral, alçada por Biden como uma das prioridades de sua gestão, e o debate sobre o fim da obstrução no Senado, que implica nas votações dos mais ambiciosos projetos que o presidente quer aprovar nos próximos anos.

Manchin é o único democrata que se recusou a apoiar a Lei para o Povo, proposta de seu partido, com apoio de Biden e Kamala, para realizar uma ampla reforma eleitoral no país. Se aprovada, a lei anularia uma série de restrições ao ato de votar, aprovadas em estados republicanos e que atingem, principalmente, pessoas negras e pobres.

O argumento do senador é que nenhuma legislação sobre o voto deveria ser uma medida partidária, mas uma construção entre os dois lados da política americana, para proteger, e não "dividir ou destruir", os EUA.

Manchin também é contrário ao fim do "filibuster" —mecanismo que permite a obstrução das votações no Senado pela minoria, por tempo indeterminado. Parte dos democratas quer acabar com a regra e, assim, aprovar projetos por maioria simples, já que muitas das medidas —inclusive a reforma eleitoral— precisam do voto de ao menos 60 dos 100 senadores para serem chanceladas.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Há duas semanas, Manchin havia abalado colegas ao cristalizar publicamente que não assinaria o projeto, mas, na quarta-feira (16), fez circular um memorando de três páginas com sua proposta alternativa para a lei, o que animou os democratas.

O partido de Biden sabe que a reforma eleitoral não tem chance de passar enquanto a obstrução no Senado existir, mas viram no gesto de Manchin uma oportunidade de remodelar a pressão sobre o senador.

Agora, querem mostrar que nem mesmo a união de todo o partido em torno da sugestão mais moderada será suficiente para atrair o apoio dos republicanos e que Manchin precisa mudar de opinião sobre o "filibuster" se quiser aprovar o próprio projeto —e todos os outros que exigem maioria qualificada, ou seja, os que não envolvem orçamento.

O senador, que no primeiro ano de mandato marcou reunião com os 99 colegas de Senado para "conhecê-los melhor", insiste que há espaço para diálogo com a oposição, apesar dos sinais no sentido contrário.

Essa não é a primeira vez que Manchin dá dor de cabeça aos democratas. Formado em administração pela Universidade de Virgínia Ocidental, entrou para a política aos 35 anos e chegou a Washington depois de ter passado pela Câmara, pelo Senado e pelo governo do estado.

Em 2010, foi empossado senador por Biden, então vice-presidente de Obama, e, quatro anos depois, em entrevista ao jornal The New York Times, disse que sua relação com o primeiro presidente negro dos EUA era "praticamente inexistente."

Ancorado no discurso do bipartidarismo, esteve ao lado dos republicanos em diversas pautas e adotou uma postura inicialmente bastante amigável a Trump, quando ele chegou à Casa Branca. Apesar dos avós imigrantes, apoiou as propostas anti-imigração e foi o único democrata a dar aval à indicação do republicano ao juiz conservador Brett Kavanaugh —acusado de agressão sexual— para a Suprema Corte.

De acordo com o site FiveThirtyEight, Manchin votou a favor das medidas de Trump em 50,4% das vezes. Mas, em momentos cruciais para os democratas, como nos dois processos de impeachment do republicano, acompanhou seu partido.

A lei eleitoral foi a primeira dissidência pública de Manchin neste ano, mas se tornou um debate de primeira ordem para o governo Biden.

No memorando com sua versão das regras, o senador propõe transformar o dia da eleição em feriado —a que os republicanos se opõem— e exigir um documento de identificação dos eleitores na hora do voto —medida que os democratas não queriam implementar.

Apesar das diferenças, progressistas abraçaram o meio-termo de Manchin nas primeiras horas, inclusive a democrata Stacey Abrams, que deve concorrer ao governo da Geórgia em 2022 e é uma das principais ativistas por maior acesso ao voto. Em entrevista à CNN, ela elogiou o projeto de Manchin e disse que o apoiaria "absolutamente".

Como esperavam os mais céticos, porém, o gesto não convenceu os republicanos de que é possível trabalhar sobre uma proposta democrata mais moderada. Pelo contrário. Deu munição para que eles atrelassem o novo projeto ao que chamam de radicalismo de esquerda, sob o argumento de que a ala mais progressista do partido, da qual Abrams faz parte, apropriou-se das ideias.

Roy Blunt, senador republicano pelo Missouri e um dos principais opositores ao projeto democrata, resumiu a estratégia: "Acho que, quando Stacey Abrams apoia imediatamente a proposta de Manchin, vira o substituto de Abrams, não de Manchin".

Ao se deparar com a realidade de que nenhuma conversa com os 99 colegas vai fazer com que republicanos apoiem uma proposta de acesso ao voto —que eles querem restringir, e não ampliar—, Manchin terá que decidir seu novo alvo. O senador precisa escolher se mantém a dissidência em nome do improvável bipartidarismo ou se, como em outras bifurcações históricas, alinha-se de vez ao partido ao qual é filiado.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.