Descrição de chapéu Ásia

Avião militar cai nas Filipinas e deixa ao menos 47 mortos

Acidente aconteceu após aeronave sair da pista de aterrissagem; governo descarta ataque

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Manila e Cotabato (Filipinas) | AFP e Reuters

A queda de um avião militar no sul das Filipinas neste domingo (4) deixou ao menos 47 pessoas mortas e dezenas de feridos, de acordo com o governo local. O acidente aconteceu depois de a aeronave perder o controle durante a aterrissagem.

Do total de mortos, três eram civis atingidos no solo, e 44, militares a bordo do avião de transporte Hercules C-130. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos feridos, que foram levados a hospitais da região —esse é um dos acidentes de aviação militar mais mortíferos da história do país.

A aeronave com 96 pessoas a bordo caiu na ilha de Jolo, na província de Sulu, segundo comunicado do secretário de Defesa filipino, Delfin Lorenzana.

Clareira aberta por queda de avião, com destroços liberando fumaça
Local de queda de avião militar filipino - Exército das Filipinas via Reuters

Alguns soldados foram vistos saltando do avião antes que ele atingisse o solo e explodisse, segundo o general William Gonzales, comandante da força-tarefa conjunta de Sulu.

Fotos divulgadas pelo canal de televisão local Pondohan TV mostram a fuselagem do avião em chamas. Uma coluna de fumaça preta subiu sobre as casas localizadas perto do local do acidente.

O general Cirilito Sobejana disse que o avião transportava tropas de Cagayan de Oro, na ilha de Mindanao (sul), quando saiu da pista ao tentar pousar em Jolo. A aeronave tentou "recuperar a potência, mas não teve sucesso", disse à mídia local, chamando o acidente de "muito lamentável". "As equipes de resgate estão no local, estamos rezando para que possam salvar mais vidas", afirmou à agência de notícias AFP.

O avião, com quatro turbopropulsores, caiu perto de uma pedreira em uma área pouco povoada, afirmou a primeira tenente Jerrica Angela Manongdo.

O porta-voz da Aeronáutica, o tenente-coronel Maynard Mariano, ressaltou que as causas do acidente serão investigadas posteriormente e que, neste momento, o foco é concluir o resgate e cuidar dos feridos.

Muitos dos passageiros tinham se formado recentemente no treinamento militar básico e estavam sendo enviados para a ilha para combater grupos armados que atuam na região. O Exército mantém uma forte presença no sul das Filipinas, região de maioria muçulmana onde operam alguns grupos armados, como o Abu Sayyaf —em geral, realizando sequestros e outras atividades criminosas.

As aeronaves C-130 são usadas para transportar tropas e suprimentos. Também são frequentemente destacadas para fornecer assistência humanitária e socorro em desastres.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

O incidente está sendo tratado como um acidente, e não um ataque, disse o porta-voz das Forças Armadas, o general Edgard Arevalo, à rádio DZBB.

Relatórios iniciais indicam que a aeronave ultrapassou a pista e se partiu, segundo informou à AFP o tenente-general Corleto Vinluan, chefe do comando de Mindanao Ocidental. O senador Richard Gordon disse que este foi o quarto acidente de um avião militar neste ano com vítimas. "Estamos comprando aviões defeituosos com o dinheiro das pessoas?", questionou ele. No mês passado, um helicóptero Black Hawk caiu durante um voo noturno de treinamento, matando todas as seis pessoas a bordo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.