Descrição de chapéu China Ásia

Adolescente ganhou ouro nas Olimpíadas para salvar a mãe e conquistou a China

Leia a edição completa da newsletter China, terra do meio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Igor Patrick
Rio de Janeiro

Esta é a edição da newsletter China, terra do meio. Quer receber ela todas as sextas no seu email? Se inscreva aqui ou na MinhaFolha, onde você também tem outras opções de newsletters.

Siga o conteúdo sobre China no blog e em folha.com/china.


10 e ouro para salvar a mãe

Enquanto o Brasil ficou encantado com a performance de Rayssa Leal nas competições do Skate Street feminino em Tóquio, uma adolescente também virou queridinha na China: Quan Hongchan, 14 anos, medalhista de ouro no salto ornamental de 10 metros.

Quan fez três saltos perfeitos que impressionaram os jurados e garantiram à ela três notas dez. Mas não foi só esse o motivo de euforia dos chineses.

Ao chegar na China com a medalha, ela contou o motivo que a levou a se tornar atleta. De uma família humilde na zona rural, revelou que a mãe se envolveu em um acidente de trânsito há alguns anos e precisou ser hospitalizada várias vezes. A responsabilidade por cuidar da família recaiu sobre o pai, que precisava trabalhar muito mais para manter as contas em dia.

  • Quan começou a se dedicar ao salto ornamental para pagar as contas médicas. "Minha mãe está doente. Eu não sei o que ela tem. Só quero ganhar dinheiro para curar sua doença ”, afirmou.

  • Também contou que queria aproveitar a conquista para ir a um parque de diversões e a um zoológico pela primeira vez, já que a concentração para os jogos a impediam de desviar o foco do treinamento.

Muitas empresas se ofereceram para ceder a ela um apartamento e a câmara de comércio de Zhanjiang vai pagar todos os custos do tratamento da mãe de Quan. Além disso, ela ganhou um passe vitalício para um parque de diversão local e internautas enviaram várias caixas do salgadinho favorito dela.


Por que importa: a história da pequena Quan ajuda o governo chinês a promover o sucesso dos pesados investimentos na formação de atletas olímpicos. Desde a preparação para os jogos de Pequim em 2008, a China não economizou em centros de treinamento de ponta e quer transformar o esporte em uma grande indústria nacional: o plano é gerar ¥ 5 trilhões (R$4,05 trilhões) até 2025, empregando 3 milhões de pessoas e elevando a participação do setor de 2,5% em 2019 para 3,3% do produto interno bruto em quatro anos.



o que também importa

A Embaixada da Suíça em Pequim usou o Twitter para ironizar reportagens da mídia estatal chinesa e pedir que veículos de comunicação apagassem artigos em referência a um suposto cientista suíço que nunca existiu.

O post faz referência a uma série de publicações atribuídas ao "biólogo Wilson Edwards" no Facebook e reproduzidas pela CGTN, Shanghai Daily e Global Times. Os textos questionavam as investigações sobre as origens da Covid-19 conduzidas pela OMS.

  • "Estamos à procura de Wilson Edwards. Se você existe, gostaríamos de conhecê-lo! Mas é mais provável que esta seja uma notícia falsa, e pedimos à imprensa chinesa e aos internautas que apaguem as postagens [com citações de Wilson]", escreveu o órgão diplomático.

A embaixada afirmou que não existe nenhum biólogo no país com este nome e que o tal perfil no Facebook que questionava a OMS foi criado há apenas duas semanas e tinha três amigos adicionados. Os veículos de imprensa não comentaram as acusações, mas deletaram as reportagens.

Sede da Alibaba, em Hangzhou, na China
Sede da Alibaba, em Hangzhou, na China - Aly Song/Reuters

Uma funcionária da gigante varejista chinês Alibaba denunciou ter sido estuprada por um superior. A mulher contou em uma rede interna que foi obrigada a ingerir álcool e depois abusada sexualmente pelo chefe e por um cliente da empresa.

A funcionária relatou o episódio para o RH, mas as acusações teriam sido ignoradas. O caso só voltou a chamar a atenção após causar indignação entre outros empregados do grupo.

De acordo com o presidente executivo do Alibaba, Daniel Zhang, o homem confessou o crime. Ele e o gestor de RH foram demitidos. A empresa disse estar colaborando com a polícia nas investigações e se comprometeu a adotar políticas de tolerância zero para má conduta sexual.

A Justiça chinesa confirmou a condenação do canadense Michael Spavor. Ele foi condenado a 11 anos de cadeia por espionagem e roubo de segredos de Estado, em uma decisão simbólica que promete azedar de vez as relações entre Canadá e China.

Diretor de uma empresa que promovia turismo para a Coreia do Norte, Spavor foi preso em 2018 logo após a detenção em Vancouver de Meng Wanzhou, herdeira e diretora financeira da Huawei. Ela é acusada de furar sanções americanas e vender tecnologia de telecomunicações ao Irã.

O premiê do Canadá, Justin Trudeau, classificou a detenção como "arbitrária", com "falta de transparência no processo judicial".



fique de olho

Criança faz teste de Covid-19 em Hunan, na China
Criança faz teste de Covid-19 em Hunan, na China - Chen Sihan/Xinhua

As infecções locais causadas pela variante delta da Covid-19 continuam a aumentar na China, e Xi Jinping parece estar perdendo a paciência. De acordo com a imprensa estatal, Xi enviou quatro perguntas aos governos locais de modo a unificar a estratégia nacional de combate à doença: “1) A política de combate à Covid-19 ficou relaxada?, 2) As medidas de prevenção e controle estão sendo estritamente implementadas?, 3) Há necessidade de melhorias? e 4) Os pontos de acesso ao território estão sendo cobertos para evitar a entrada do vírus?”.

Por que importa: além de indicar que a China deve manter a política de tolerância zero aos casos de Covid-19, o memorando de Xi Jinping denota que o país pode enfrentar dificuldades em se abrir totalmente ao mundo.


para ir a fundo

  • As cenas de terror após a inundação do metrô de Zhengzhou correram o mundo, uma amostra do estrago causado pelas cheias na província de Henan. O Sixth Tone conta nesta reportagem o passo a passo da tragédia. (gratuito, em inglês)
  • Em um artigo assinado pelo jornalista Phelim Kine, o Politico, tradicional portal de notícias americano, analisa investimentos chineses na América Latina e argumenta que o país está lucrando com a corrupção regional. (gratuito, em inglês)
  • O The New York Times usa o caso de estupro reportado no Alibaba para explicar como setor de tecnologia na China ainda é carregado de problemas de gênero, jogos alcoólicos e a perpetuação de problemas antigos que tornam o ambiente de trabalho tóxico. (paywall poroso, em inglês)
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.