Incêndio florestal deixa cidade histórica em ruínas na Califórnia

Estado pode ter área destruída maior do que a pior temporada de fogo, registrada no ano passado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Greenville (EUA) | Reuters

Um grande incêndio florestal na Califórnia reduziu a ruínas a principal avenida da histórica cidade de Greenville nesta quinta-feira (5), nas montanhas de Sierra Nevada, a cerca de 260 km de Sacramento, capital do estado.

Equipes de bombeiros ainda tentavam apagar as chamas do incêndio Dixie, que causaram imagens apocalípticas no centro da cidade, mostrando a pitoresca avenida de Greenville em pilhas de cinzas e destroços enquanto a fumaça subia, o que emocionou moradores da região.

Chefe dos bombeiros observa enquanto o incêndio Dixie queima o centro de Greenville, na Califórnia - Josh Edelson - 4.ago.21/AFP

“Perdemos Greenville hoje à noite. E não há palavras para como nós, no governo, não conseguimos cumprir o trabalho”, disse em vídeo publicado no Facebook Doug LaMalfa, deputado que representa a região, antes de fazer uma pausa para se recompor. “Meu coração está doendo pelo que as pessoas estão tendo que lidar agora.”

Com uma população de 800 habitantes, Greenville foi fundada há mais de 150 anos, quando minas de ouro na região atraíram colonizadores e mercadores para a cidade. “Minha bela e desafiadora cidade natal adotiva se transformou em uma cidade fantasma na noite passada", escreveu Meg Upton, jornalista do Plumas News, em um artigo.

lá fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Não está claro quantas construções foram destruídas em Greenville, enquanto equipes de bombeiros ainda avaliam os danos, disse o porta-voz da corporação, Mitch Matlow. Não há feridos ou mortos, mas um homem está desaparecido desde que dizer para sua irmã que estava deixando a cidade, de acordo com o Pluma News. O xerife do condado ordenou a evacuação nesta quarta.

O incêndio Dixie tem devastado a região há três semanas, queimando 130 mil hectares. Cerca de 35% das chamas estavam contidas na manhã desta quinta, segundo autoridades.

No estado, há mais de 12 incêndios florestais ativos no momento. O River, que começou nesta quarta (4) e já varreu 970 hectares nos condados de Nevada e Placer, forçou a evacuação de milhares. Mais de 50 casas ou outras construções foram destruídas e mais 30 danificadas. Os bombeiros da Califórnia afirmaram que o fogo não está contido.

O estado, que habitualmente enfrenta o pico da temporada de incêndios um pouco mais para frente, caminha para ter uma área maior destruída neste ano do que no passado, que registrou a pior temporada de todos os tempos. Todos os cinco piores incêndios da história do estado ocorreram nas últimas três temporadas, queimando mais de 1 milhão de hectares e destruindo 3.700 construções. O Dixie é o sexto mais devastador.

A Agência de Serviços de Emergência da Califórnia disse, nesta quinta, que cerca de 16 mil pessoas foram evacuadas de suas cidades devido a diversos focos de incêndio em cinco condados na parte norte do estado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.