Rainha Elizabeth 2ª é vista dirigindo em Windsor apesar de orientação de repouso

De lenço e óculos escuros, soberana foi fotografada ao volante de um Jaguar nos limites de sua propriedade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | Reuters

A rainha Elizabeth 2ª foi fotografada nesta segunda-feira (1º) dirigindo sozinha em torno de sua propriedade no Castelo de Windsor. O passeio em seu Jaguar, no entanto, contraria a orientação médica de repouso forçado durante duas semanas da soberana de 95 anos.

A foto, reproduzida por bancos de imagens e veículos de comunicação como a revista People, mostra Elizabeth ao volante usando um lenço na cabeça e óculos escuros. Na última sexta-feira (29), a equipe médica responsável pelos cuidados da rainha recomendou uma extensão no período de repouso devido a complicações de saúde não detalhadas.

Revista People mostra imagem da rainha Elizabeth 2ª dirigindo seu Jaguar nos limites do Castelo de Windsor, no Reino Unido
Revista People mostra imagem da rainha Elizabeth 2ª dirigindo seu Jaguar nos limites do Castelo de Windsor, no Reino Unido - Reprodução/People

Três dias antes, também em razão de conselhos médicos, a matriarca da família real britânica já havia anunciado que não iria à COP26, conferência da ONU sobre o clima, que começou neste domingo (31) em Glasgow, na Escócia, e conta com a presença de diversos líderes globais.

De acordo com o Palácio de Buckingham, a recomendação era que, durante o período de repouso, a rainha evitasse visitas oficiais e realizasse apenas tarefas leves e em seu escritório.

O estado de saúde da rainha tem sido destaque nos últimos dias, já que ela chegou a passar, no último dia 20, uma noite no hospital para realizar "exames preliminares". Foi a primeira vez em anos que Elizabeth dormiu em um leito hospitalar, e os motivos não foram esclarecidos —sabe-se, porém, que a internação não tinha relação com a Covid-19.

Além de cancelar os compromissos na COP26, na qual foi substituída por seu filho, o príncipe Charles, 72, a rainha precisou desmarcar uma viagem à Irlanda do Norte, onde estava previsto um encontro com a população, e a participação em um festival anual que homenageia "aqueles que lutaram em guerras, desastres e pandemias para proteger o Reino Unido".

Elizabeth, que é conhecida por sua saúde robusta, participou, porém, de uma série de reuniões virtuais nas quais apareceu bem disposta e alegre. Após uma conversa com a rainha, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse que a soberana estava "em muito boa forma".

Antes da internação, outro fato que chamou a atenção foi a rainha ter sido vista usando uma bengala pela primeira vez sem um motivo médico específico, em um grande evento público —em 2003 e 2004, após uma operação no joelho, ela já tinha aparecido com o item.

Em 15 de outubro, uma conversa da soberana com sua nora foi captada por microfones de um canal de TV. No áudio, Elizabeth critica autoridades que, segundo ela, "falam, mas não agem", referindo-se a promessas de líderes mundiais para aumentar o foco em medidas contra o aquecimento global. Na mesma ocasião, disse estar "acompanhando tudo" sobre a conferência do clima da ONU.

Em abril, a rainha ficou viúva depois de um casamento que durou quase 75 anos. O príncipe Philip morreu aos 99 anos, dois meses antes de seu centésimo aniversário.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.