Descrição de chapéu Europa União Europeia

Democratas-Cristãos alemães escolhem direitista rival de Merkel para liderar partido

Friedrich Merz, 66, promete ruptura com estratégia centrista adotada pela ex-primeira-ministra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Berlim | Reuters e AFP

O partido de centro-direita alemão CDU (União Democrata-Cristã) escolheu nesta sexta-feira (17) Friedrich Merz, rival histórico da ex-primeira-ministra Angela Merkel, como líder da legenda.

Merz, 66, substituirá Armin Laschet no cargo após a derrota da CDU nas eleições gerais de 26 de setembro. O partido, que estava no poder desde 2005, passou para a oposição depois da vitória do candidato social-democrata Olaf Scholz, que tomou posse como premiê do país no último dia 8.

O líder eleito da CDU (União Democrata-Cristã), Friedrich Merz, durante entrevista em Berlim - Michael Sohn - 17.dez.2021/Reuters

A CDU terminou o pleito em segundo lugar, com 24,1% dos votos, o pior resultado da legenda desde o final da Segunda Guerra Mundial. Após o resultado, a agremiação decidiu trocar a sua liderança.

O direitista Merz recebeu 62,1% dos votos dos membros da CDU em sua terceira tentativa de assumir a liderança do partido. Votaram na eleição cerca de 250 mil de um total de 400 mil integrantes da legenda.

O novo líder prometeu uma ruptura com a estratégia centrista adotada por Merkel durante os 16 anos em que ela chefiou o governo da Alemanha. Os rivais derrotados na disputa pela liderança da agremiação, Norbert Roettgen e Helge Braun, haviam se apresentado como herdeiros políticos da ex-primeira-ministra.

Advogado, Merz ocupou o cargo de deputado pela CDU no início dos anos 2000 e, depois, fez carreira junto ao fundo de investimentos Black Rock. Ele foi eleito novamente para o Parlamento alemão neste ano.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.